Notícias

« Voltar

Ministro debate economia criativa na Comic Con 2017, em São Paulo

 
 
7.12.2017 - 10:41  
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participa nesta quinta-feira (7), às 14h, do painel de debates Indústria Criativa e Novas Tecnologias do VFX (efeitos visuais), durante a edição 2017 da Comic Com Experience (CCXP), maior evento de cultura pop da América Latina. Sá Leitão vai debater o tema ao lado de Dan Lemmon, vencedor este ano do Oscar de Efeitos Visuais e responsável pela franquia O Planeta dos Macacos.
 
Tratada como uma política transversal pelo ministro Sérgio Sá Leitão, a economia da Cultura é um dos principais focos da atual gestão do Ministério da Cultura (MinC). De um modo geral, o MinC tem investido em projetos que contem com inovação tecnológica, incentivo a novos talentos e levem em consideração critérios como diversidade cultural, racial, de gênero e a capilaridade regional.
 
Uma das áreas de atenção do MinC são os jogos eletrônicos. Desde 2009, o MinC investiu cerca de R$ 21,7 milhões em editais que estimulam o desenvolvimento de games, seja por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv) ou da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A pasta também atua para que os games independentes sejam beneficiários da Lei do Audiovisual (projeto de conversão de medida provisória que trata do tema foi aprovado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado).
 
A modernização da política de audiovisual é outra prioridade desta gestão do MinC, com foco no fomento a novas plataformas, como VoD (Vídeo sob Demanda). Com crescimento médio de 8% ao ano, a indústria audiovisual é um dos principais impulsionadores da economia criativa no Brasil. Meta estabelecida pelo ministro Sá Leitão é posicioná-la entre as cinco maiores do mundo em dez anos (atualmente, está em 11º lugar, segundo ranking da Motion Picture Association of America). 
 
Comic Con
 
A Comic Con é um dos maiores evento de cultura geek do mundo e, este ano, contará com a participação de alguns dos principais estúdios cinematográficos de Hollywood, entre os quais Disney, Warner, Netflix, FOX e Sony. A expectativa é que a feira reúna mais de 190 mil visitantes desta quinta-feira (7) a domingo (10).
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura