O dia a dia da Cultura

Novo Salic

10.01.2014

NOVO SALIC
                                         

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e da Secretaria do Audiovisual (SAv), informa que irá desativar gradativamente o antigo espaço do proponente, utilizado para apresentação de propostas culturais e implantará a nova versão do Sistema Salic (Novo Salic). A nova versão do Salic traz inúmeras facilidades e benefícios aos seus usuários, em comparação à versão anterior. Todas as fases de tramitação, desde a admissibilidade até a prestação de contas, passam a ser automatizadas.  Clique aqui para conhecer o novo Escritório Virtual do Proponente.

As principais mudanças são tecnológicas e que dará maior dinamicidade ao processo e garantirá menor tempo de resposta à ação do usuário.  Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, prorrogação, fiscalização e acompanhamento do projeto serão registradas dentro do sistema em tempo real. Com isso, o tempo de resposta para as demandas será encurtado e caso apareça alguma inconsistência, é possível uma intervenção imediata do MinC, numa atuação preventiva.

O novo sistema também traz melhor navegabilidade. As novas funcionalidades de gerenciamento fazem com que o antigo espaço do proponente se transforme em um Escritório Virtual, que se trata de um ambiente sistematizado e organizado para facilitar o acompanhamento do projeto.

Essa medida permite ao proponente fazer a gestão do projeto via sistema, dispensando controle paralelo e, em muitos casos, a contratação de consultoria para a execução do projeto.

Além disso, o Escritório proporciona agilidade no atendimento das solicitações, reduz custos e registra a evolução física e financeira durante a execução do projeto.

 

VANTAGENS

Transparência - A ferramenta, além de mais moderna, torna bem mais seguro todas as etapas do processo.

Interação - Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, prorrogação, fiscalização e acompanhamento do projeto serão feitos dentro do sistema em tempo real. Com isso, o tempo de resposta para as demandas será encurtado e caso apareça alguma inconsistência, é possível uma intervenção imediata do MinC, numa atuação preventiva.

Ecológico - O novo sistema traz ainda uma economia de papel, já que não será necessário xerocar todos documentos para envio ao MinC. Agora, é só digitalizar e postar no sistema.

Se você não conseguiu comparecer aos treinamentos realizados nas diferentes regiões do Brasil, fique tranquilo, a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura preparou vários manuais com o passo a passo (tela por tela) de cada nova funcionalidade. Em caso de dúvidas, envie e-mail para salic@cultura.gov.br ou nos contate nos telefones para (61) 2024-2115 ou 2024-2117.

IMPORTANTE: O módulo do incentivo fiscal será o que primeiro migrará para nova versão do Salic. O módulo Edital permanecerá na versão atual.