Notícias

« Voltar

Portal traz crônicas de seis autores brasileiros

 
 
12.9.2018 - 11:50  

Acesso o rápido

 
 
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Instituto Moreira Salles (IMS) lançam, nesta quarta-feira (12), às 19h, o Portal da Crônica Brasileira. A cerimônia será no IMS e contará com um bate-papo com Humberto Werneck e Sérgio Rodrigues e com leitura de textos feita por Ana Carina, Bruno Lara Resende e Daniel Braga.
 
No portal, estão disponíveis 823 crônicas de Rubem Braga. Escritor e jornalista, Braga tornou-se muito conhecido como cronista e teve vários textos publicados em revistas e em jornais de grande circulação. Seu legado conta com um arquivo de mais de 15 mil recortes de jornal atualmente sob a tutela da FCRB, que disponibilizou as crônicas para o portal.
 
Também podem ser consultadas no portal crônicas escritas por Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria, Rachel de Queiroz e Clarice Lispector, do acervo do IMS.
 
A expectativa é de que, em breve, também sejam agregadas ao portal crônicas de outros autores, como Carlos Drummond de Andrade e Nelson Rodrigues, entre outros. O endereço do Portal da Crônica Brasileira é https://cronicabrasileira.org.br/
 
A parceria entre a FCRB e o Instituto Moreira Salles tem como objetivo dar mais visibilidade e garantir ao leitor o acesso a esse gênero textual que teve a sua fase mais produtiva, especialmente, entre as décadas de 50 e 60.
 
Serviço:
Lançamento do Portal da Crônica Brasileira
Data: 12/9
Hora: 19h
Local: Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro (RJ).
 
Fundação Casa de Rui Barbosa
Ministério da Cultura