Notícias

« Voltar

Praça CEU será inaugurada em Rolim de Moura (RO)

 


30.11.2018 - 12:44  

Quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Rolim de Moura (RO). Foto Divulgação

Rolim de Moura (RO) recebe nesta sexta-feira (30) a primeira unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do município. O centro é o 180º do Brasil a ser inaugurado e o terceiro do estado de Rondônia. Com investimento de R$ 2,2 milhões do Ministério da Cultura (MinC), a Praça CEU é composta por biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além da pista de caminhada. Dentro do local já funciona, há cerca de três meses, uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que atende em torno de 200 pessoas por semana.

A quadra vem sendo utilizada à noite para a prática de futebol por adolescentes. Durante o dia, oficinas de karatê, judô e capoeira também são ministradas para os jovens da região. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Rolim de Moura, Izabel Ferreira, a ansiedade pelo uso completo do espaço se dá devido ao histórico de problemas durante a construção.

"Essa praça iniciou sua obra em 2013. Ficou paralisada em 2015 por problemas de contrato e só retornou em 2017. Durante o período que estava paralisada houve depredações, foi danificada, roubada... inaugurá-la significa para a comunidade um grande avanço. Estamos todos ansiosos", afirma a secretária.

Para a cerimônia de inauguração, estão previstas cinco atrações culturais: um musical, que fica a cargo da associação local, a PreparArte; uma de dança, com grupos da região que ensaiam no CEU; e apresentações de capoeira, judô e de música tradicional paraibana.

A partir da próxima semana, a biblioteca passará a funcionar e serão abertas vagas para a oficina de teatro. Outros cursos, inclusive profissionalizantes, deverão ser oferecidos no local, de acordo com a demanda dos usuários. O horário de funcionamento do CEU será de 7h30 às 22h, de segunda a sexta-feira e, nos fins de semana, dependerá das atividades programadas.

Sobre os CEUs

Os CEUs são um programa do governo federal, coordenado pelo MinC e realizado em parceria com prefeituras municipais. Os centros são construídos preferencialmente em comunidades de alta vulnerabilidade social. Há, atualmente, a previsão de entrega de mais 150 unidades, totalizando 331 centros nas cinco regiões do Brasil.

A proposta das Praças CEUs é integrar, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, a fim de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social nas cidades brasileiras.

O MinC realiza o acompanhamento das obras e da implantação de um modelo de gestão participativa. A gestão da obra fica a cargo da prefeitura municipal. Depois de inaugurados, a gestão do local passa a ser de responsabilidade de um comitê composto por representantes do Poder Público municipal, da sociedade civil organizada e de moradores do local.

Serviço

Inauguração do CEU de Rolim de Moura
Data: 30/11, às 19h
Endereço: Av. São Paulo, 4468, esquina com R. Jaguaribe - bairro Beira Rio

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura