Notícias

« Voltar

Programa Mais Cultura nas Universidades

O que é o Programa Mais Cultura nas Universidades?

Trata-se de Programa instituído pela Portaria Interministerial nº 18, de 18/12/2013, que estabelece parceria entre o Ministério da Cultura/MinC e o Ministério da Educação/MEC, para desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O Programa determinava repasse financeiro por meio de Termos de Execução Descentralizada (TED) para realização de Planos de Cultura de Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em 2015 foi realizada chamada pública que contou com a adesão de 100% das Universidades Federais e a maioria dos Institutos Federais do país, tendo sido recebidas 101 propostas de Planos de Cultura. Foram selecionadas pela Comissão de Seleção, 21 Universidades Federais e 07 Institutos Federais de Ensino Superior.

 

Qual é o Objetivo do Programa?

Ampliar o papel das Universidades Federais e dos Institutos Federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação das políticas culturais, contribuindo para a formação artística, cultural, cidadã e crítica de estudantes, a fim de atender às demandas de desenvolvimento local e regional e estimular pesquisas nas áreas das linguagens artísticas, dos setores criativos e da formação de gestores e empreendedores culturais.

 

Qual a vigência do Programa?

O Programa encontra-se vigente.

 

A quem se destina o Programa/ Qual o público do Programa?

O Programa é destinado a Universidades e Institutos Federais (docentes, discentes), comunidade, mestres e artistas locais.