Notícias

« Voltar

Projeto leva palestras on-line de escritores a estudantes mineiros

 
 
13.6.2018 - 10:06  
Os escritores Márcia Tiburi e Mário Sérgio Cortella estão entre os 18 autores presentes na coleção (Fotos: Daniel Bianchini e Eugenio Gurgel)
 
 
A Associação Cultural Sempre Um Papo lança, com apoio da Lei Rouanet, a nona edição da caixa de DVDs intitulada "Sempre um Papo 2017 – Cultura para a Educação IX". Serão distribuídas a escolas públicas estaduais de Minas Gerais mil caixas, contendo cinco discos com 15 palestras de escritores que lançaram livros e conversaram, em 2016 e 2017, com o público do projeto Sempre um Papo. O evento de entrega será nesta quinta-feira (14), às 19h30, no auditório da Cemig em Belo Horizonte, junto com o Sempre Um Papo com a escritora Fernanda Young.
 
"O objetivo desta edição é levar aos estudantes pensamentos e reflexões atualizadas de intelectuais acerca do universo literário e suas diversas possibilidades de escrita, tangendo a realidade ou a ficção; e seus diversos gêneros", explica o criador do Sempre um Papo, Afonso Borges. 
 
Nesta edição, participam os escritores Sérgio Abranches, Márcia Tiburi, André Trigueiro (disco 1), Flaira Ferro, Jotabê Medeiros, Mário Sérgio Cortella, Marcelo Tas (disco 2), José Eduardo Agualusa, Ana Paula Maia, Santiago Nazarian, João Anzanello Carrascoza, Noemi Jaffe (disco 3), Lilia Schwarcz, Matheus Leitão, Luiz Eduardo Soares (disco 4), Raphael Montes, Fernando Molica e Joca Reiners (disco 5).
 
Sempre um Papo
 
Criado pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, há 32 anos, o Sempre Um Papo" promove a difusão do livro e seu autor por meio de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. No site www.sempreumpapo.com.br e no canal do projeto no Youtube estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. 
 
No evento, a conversa com o escritor tem cerca de uma hora de duração, seguida de autógrafos no livro de lançamento. Para os DVDs, os conteúdos foram editados, chegando a no máximo 15 minutos, sempre com foco na sala de aula. Para cada fala de um autor que compõe a caixa, foi criada uma instrução pedagógica para auxiliar o professor com as atividades.  Trata-se de um guia com sugestões de dinâmicas e leituras de complemento dos estudos para um melhor aproveitamento. 
 
O Sempre Um Papo é viabilizado pela Lei Rouanet, com o patrocínio da Cemig, CBMM, Itaú, Hospital Mater Dei e CNH Industrial.
 
Serviço:
Lançamento DVD`s "Sempre um Papo – Cultura para a Educação IX"
Dia/Horário: 14 de junho de 2018, quinta-feira, às 19h30, com entrada gratuita - Local: Auditório da Cemig - Rua ALvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho, BH/MG
Informações: www.sempreumpapo.com.br
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura