O Dia do Ministro

« Voltar

Audiências do dia abordam eventos culturais em cidades históricas, SP, RJ e Ceará

 

 

11.4.2017 - 19:52

O ministro da Cultura, Roberto Freire, participou, na manhã desta terça-feira (11), da solenidade de abertura do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Aos cerca de 300 prefeitos e secretários municipais presentes, Freire garantiu que o corte de cerca de 40% no orçamento do MinC imposto pelo Governo Federal não afetará substancialmente as organizações vinculadas com atividades ligadas à identidade e à memória brasileiras. "Essas instituições terão todo nosso apoio para que sofram os menores cortes possíveis", declarou. 

Na primeira agenda da tarde, Freire recebeu o diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Paulo, Danilo Santos Miranda. Na pauta, possibilidades de atuação em conjunto entre o Sesc/SP e o MinC. Quatro temas foram discutidos: a realização de ações em parceria relacionadas à 3ª edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul), que em 2018 será realizado no Brasil; o projeto Palco Giratório, realizado no Rio de Janeiro; a recuperação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), localizado em São Paulo, e a continuidade dos trabalhos da TV Sesc. Também participaram do encontro o secretário-executivo do MinC, João Batista de Andrade, e o secretário de Economia da Cultura, Mansur Bassit.


Em seguida, o ministro se reuniu com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, e o secretário Municipal de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. Também participou a diretora da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante. No encontro, foram debatidas ações de fortalecimento da cultura na na região do Cariri cearense. Para finalizar, Freire recebeu o deputado federal Luís Lauro Filho/PSB-SP, que assume em maio a coordenação da bancada paulista na Câmara dos Deputados.

Ministro Roberto Freire participou da solenidade de abertura do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, secretário João Batista de Andrade, ministro Roberto Freire, Danilo Santos Miranda, do Sesc SP, e secretário Mansur Bassit (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
Luiz Gastão Bittencourt, ministro Roberto Freire, secretário Alexandre Pereira e Cláudia Brilhante, do Ceará (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e deputado federal Luís Lauro Filho/PSB-SP (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura