O Dia do Ministro

« Voltar

Brasil e México debatem parcerias bilaterais

 
 
24.9.2018 - 9:20  
Ministro Sérgio Sá Leitão e embaixador Salvador Arriola debateram a  possibilidade de se criar um programa de cooperação entre cidades históricas brasileiras e mexicanas (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu na tarde desta segunda-feira (24) o embaixador do México, Salvador Arriola. Além de reiterar a mensagem de apoio de seu País enviada ao Brasil na ocasião do incêndio do Museu Nacional, o embaixador também ofereceu ajuda da Escola de Conservação e Restauração e do Centro de Conservação para os trabalhos de recuperação da instituição. 
 
Sérgio Sá Leitão agradeceu a oferta e disse que todo o auxílio é de extrema importância. "O Brasil precisa aproveitar este momento para criar as bases de uma nova forma de lidar com o patrimônio", disse o ministro. 
 
Ainda sobre este tema, o embaixador Arriola também propôs que os países ibero-americanos enviem uma mensagem ou façam uma resolução de apoio ao Brasil durante a 26ª Cúpula Ibero-Americana de Cultura de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada nos dias 15 e 16 de outubro, na cidade de Antigua Guatemala, na Guatemala. 
 
No âmbito da cooperação bilateral, Salvador Arriola também mencionou a possibilidade de se criar um programa de cooperação entre cidades históricas brasileiras e mexicanas com o objetivo de impulsionar o turismo para além dos grandes centros, como Rio, São Paulo, a Cidade do México e Cancun. A proposta poderá ser tratada com mais detalhe durante a próxima reunião da comissão binacional Brasil-México, que será realizada no dia 17 de outubro deste ano, com a presença dos chanceleres de ambos os países. A comissão trata de todos os temas da relação bilateral entre Brasil e México, excluídas as negociações comerciais.  
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura