O Dia do Ministro

« Voltar

Começa organização do Bicentenário da Independência do Brasil

 
 
04.04.2017 – 19:50  
Assessor especial do ministro da Cultura, Alberto Aggio representa o ministério na Comissão Interministerial Brasil 200 anos (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
Em 2022, o Brasil comemorará 200 anos da Independência. Com o objetivo de coordenar as atividades, eventos e projetos relacionados a essa data, foi criada a Comissão Interministerial Brasil 200 anos, que teve sua primeira reunião nesta terça-feira (4), em Brasília. Coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), o grupo já assumiu, como tarefa primordial, a reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). Também fazem parte da comissão representantes da Casa Civil e dos Ministérios da Defesa, de Relações Exteriores e da Educação.
 
Alberto Aggio, assessor especial do ministro da Cultura, Roberto Freire, explicou que o caminho para a organização das festividades segue quatro pontos fundamentais. Além do apoio do MinC para o Museu do Ipiranga, os outros aspectos primordiais são: reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente; promoção de concursos para projetos específicos de celebração para o bicentenário e, por último, envolvimento da sociedade nas comemorações, com participação de sindicatos, associações e entidades científicas, entre outros.
 
O reexame da trajetória histórica busca fazer com que a sociedade repense como o País foi construído, que instituições foram criadas e sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. De acordo com Aggio, o intuito é que as pessoas também reflitam sobre concepções pré-estabelecidas a respeito dessa data histórica.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura