O Dia do Ministro

« Voltar

Familiares de Maria da Conceição Moreira Salles agradecem empenho do MinC

 
 
25.9.2018 - 9:00  
Da esquerda para a direita, Mariana Moreira Salles, ministro Sérgio Sá Leitão e Juliana Moreira Salles (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)
 
 
Mariana Moreira Salles e Juliana Moreira Salles, sobrinhas da bibliotecária Maria da Conceição Moreira Salles, estiveram na tarde desta segunda-feira (24) na sede do Ministério da Cultura (MinC), em Brasília, para entregar uma carta, em nome da família delas, ao ministro Sérgio Sá Leitão. 
 
No documento, a família da bibliotecária (falecida em 2012) agradeceu o empenho do ministro em dar continuidade à obra na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, fechada há quatro anos. Em artigo ao jornal Correio Braziliense, o ministro aborda o trabalho para permitir o "Renascimento da Biblioteca Demonstrativa de Brasília", como explica no título do texto no periódico.  
 
"Ao ler essa tão esperada notícia, motivo de trocas de mensagens e comemorações entre os membros da família, nos sentimos honrados em saber que a nova Biblioteca será mais ampla, dinâmica e, principalmente, que manterá os diversos projetos de leitura e música que a nossa querida ‘São' iniciou", diz trecho da carta. 
 
A BDB, que está em obras, será ampliada não apenas fisicamente, mas conceitualmente, de modo a oferecer atividades que a tornem mais interativa e dinâmica. Estão previstas remodelação em seu formato com espaços de palco para eventos, contação de história, brinquedoteca, área externa para leitura e mais acessibilidade para pessoas com deficiência.    
 
Também participaram da reunião o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Guilherme Relvas, e o presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Marcos Linhares. 
 
Linhares colocou o sindicato à disposição do ministério para discutir futuras parcerias com a biblioteca em diferentes áreas e o apoio na ocupação do espaço. 
 
Enquanto a obra da BDB não é concluída, o Escritório de Direitos Autorais do Distrito Federal funciona no Edifício Parque Cidade Corporate – SCS Quadra 09 Lote C Torre B, 12º Andar. O horário de atendimento é de segunda a quarta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 15h, e quinta-feira das 8h às 11h. Informações podem ser obtidas pelos e-mails posto.eda@cultura.gov.br e bdb@cultura.gov.br ou pelo telefone: (61) 2024-2698. 
 
A previsão de entrega completa da biblioteca é no primeiro trimestre do ano que vem. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura