O Dia do Ministro

« Voltar

Festival, patrimônio e projeto turístico-cultural em pauta nesta quinta

 
 
24.3.2017 - 11:12
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, começou a quinta-feira (23) com uma reunião com Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, um dos mais importantes festivais de artes visuais realizados no Brasil. Na reunião, Freire pôde conhecer um pouco mais sobre a iniciativa, criada em 2005. O ministro foi convidado a participar da cerimônia de abertura, marcada para 5 de abril. Também participaram da reunião a diretora de Estratégia Produtiva da Secretaria de Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Ana Letícia do Nascimento Fialho, e o chefe do Departamento de Promoção Internacional do Ministério, Adam Muniz.
 
Em seguida, Freire recebeu o deputado federal Paulo Azi (DEM/BA), o prefeito do município baiano de Alagoinhas, Joaquim Neto, e a secretária de Cultura da cidade, Iraci Gama. Na pauta, o apoio à biblioteca da cidade e o restauro da Estação Ferroviária São Francisco e demais bens que compõem o complexo histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também estiveram no encontro os secretários de Governo, José Edésio Silva, e de Comunicação, José Lopes, e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.
 
A terceira agenda do dia foi uma reunião com a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo, e a arquiteta Vitória Régia Andrade. O tema do encontro foi a requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no município pernambucano do Jaboatão dos Guararapes.
 
Outro compromisso foi uma reunião com Aníbal Jozami, reitor da Universidade Tres de Febrero, localizada em Buenos Aires, e o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños. Os dois vieram ao MinC pedir apoio brasileiro à Bienal de Arte Contemporânea da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
 
Freire finalizou o dia com reunião com o chefe de gabinete do governador da Paraíba, Nonato Bandeira. O apoio ao projeto turístico-cultural Caminhos do Frio foi o assunto da pauta de reunião. O roteiro aproveita o clima frio da Serra da Borborema, localizada a uma altitude de 550m, com uma programação de atrações musicais, teatro, gastronomia e trilhas ecológicas. O projeto passa por nove cidades da região do Brejo: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.
 
Da esquerda para a direita, prefeito Joaquim Neto, ministro Roberto Freire, vice-prefeita Iraci Gama, deputado Paulo Azi e José Edésio Silva (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
Ministro Roberto Freire recebeu o chefe de gabinete do governador da Paraíba, Nonato Bandeira (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura