O Dia do Ministro

« Voltar

Freire assiste a apresentação cultural de crianças e visita escola municipal em Salvador

 
 
5.5.2017 - 9:13  
Localizada no terreiro de candomblé Ilê Axé Opó Afonjá, a escola começou a funcionar em 1978
 
 
No dia em que abriu oficialmente a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador, o ministro Roberto Freire visitou a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, onde assistiu a uma apresentação cultural e musical de um grupo de crianças e jovens.  
 
Localizada no terreiro de candomblé Ilê Axé Opó Afonjá, a escola começou a funcionar em 1978 com o nome de Mini Comunidade Obá Biyi (como uma creche com crianças entre 6 meses e 5 anos de idade). Em 1986, já uma escola de 1ª à 4ª série do ensino fundamental, foi rebatizada em homenagem à fundadora do terreiro, Mãe Aninha.
 
Antes de acompanhar a apresentação dos alunos, o ministro foi recebido por Pai Ribamar. Na Casa de Xangô, localizada na área interna da escola, Freire se encontrou com Mãe Stella de Oxóssi, que exerce a função de sacerdotisa desde 1976. 
 
Em 1988, a escola foi municipalizada, atendendo a cerca de 350 alunos entre 6 e 14 anos. Em 2004, houve uma reforma e ampliação – além das seis salas de aula já existentes, foram criados laboratório de informática, biblioteca, secretaria, sala dos professores e refeitório, entre outros. A arquitetura do prédio ganhou detalhes que remetem à história e à cultura afro-brasileira. 
 
No andar inferior da Casa de Xangô, está localizado o Museu Ilé Ohun Lailai (ou Casa das Coisas Antigas), que reúne objetos de culto, roupas em exposição e outros itens que ajudam a contar a história do terreiro.
 
Texto e foto: Fábio Matos
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura