O Dia do Ministro

« Voltar

Freire recebe deputados, prefeitos, vereadores e lideranças indígenas

 


16.3.2017 - 9:56

O ministro da Cultura, Roberto Freire, iniciou esta quarta-feira (15) com uma reunião com Sérgio Moreira, ex-diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o ex-deputado federal Régis Cavalcanti (PPS/AL). Em seguida, Freire recebeu o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). Na pauta, a criação de museus em duas cidades cearenses – Crato e Maranguape, nesta última em homenagem ao humorista Chico Anísio, nascido na cidade.
 
Ainda pela manhã, o ministro recebeu o prefeito de Guarulhos (SP), Gustavo Henric Costa (PSB), para debater formas de fomentar o desenvolvimento cultural do município. O prefeito, mais conhecido como Guti, estava acompanhado de seu secretário de Finanças, Peterson Ruan. Na sequência, Freire se reuniu com o deputado federal Rocha (PSDB-AC), que solicitou apoio do Ministério da Cultura (MinC) para empreendimentos culturais em três municípios acreanos: Assis Brasil, Plácido de Castro e Sena Madureira.
 
Na primeira agenda da tarde, Freire recebeu o deputado federal Welington Coimbra (PMDB/ES), mais conhecido como Lelo, o secretário de Cultura do Espírito Santo, João Gualberto Vasconcellos, e o subsecretário da pasta, Ricardo Pandolf. Foram debatidos mecanismos de apoio à cultura local. Depois, reuniu-se com o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante. O ministro orientou os gestores a como buscar incentivos a projetos culturais locais, entre eles a Feira do Livro de Ponta Grossa, por ser a maior do estado do Paraná.
 
O ministro também se reuniu com os vereadores Jorge Machado/PPS, Éder Augusto Costa/Rede Sustentabilidade e Williandro Wagner Gonçalves/PP, da cidade mineira de Três Corações. No encontro, foi discutida a certificação de comunidade quilombola localizada na região. A última agenda do dia foi uma reunião com caciques e lideranças do Parque do Xingu. Freire analisou o possível apoio da pasta à cerimônia do Kuarup e a projetos culturais de comunidades indígenas
 
Da esquerda para a direita, Régis Cavalcanti, ministro Roberto Freire e Sérgio Moreira (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) A criação de museus no Ceará foi tema de conversa entre o ministro Roberto Freire e o deputado federal Raimundo Gomes (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Roberto Freire recebeu o prefeito de Guarulhos (SP), Gustavo Henric Costa (PSB), e o secretário municipal de Finanças, Peterson Ruan (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) O deputado federal Rocha (PSDB-AC) veio ao MinC buscar apoio para empreendimentos culturais em três municípios acreanos (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Da esquerda para a direita, secretário João Gualberto Vasconcellos, chefe de Gabinete do MinC, Bruno Soller, deputado Lelo Coimbra e ministro Roberto Freire (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, vereador Williandro Wagner Gonçalves/PP, ministro Roberto Freire, vereador Jorge Machado/PPS e vereador Éder Augusto Costa/Rede Sustentabilidade (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)