O Dia do Ministro

« Voltar

Gastronomia e Cultura é tema de reunião no MinC

 
 
17.8.2017 - 14:51  
Deputado Fábio Ramalho, Rodrigo Ferraz e ministro Sérgio Sá Leitão (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
A importância da gastronomia para a Cultura foi um dos principais temas da reunião realizada nesta quinta-feira (17) entre o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o organizador do projeto Fartura Gastronomia, Rodrigo Ferraz, e o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB-MG).
 
Durante o encontro, Rodrigo Ferraz entregou ao ministro um estudo sobre o impacto da gastronomia para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. "O estudo mostra que, se somar todas as áreas envolvidas, a gastronomia representa 22% do PIB do Brasil", afirmou. "Não é só tradição e preservação de valores, mas também um fator de renda", destacou. 
 
Sá Leitão informou aos presentes que dará apoio para a aprovação do Projeto de Lei 6562/2013, que inclui a gastronomia na Lei Rouanet, o qual aguarda apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC). 
 
"A gastronomia é Cultura. Representa valores, modos de ser e de estar", afirmou o ministro. "Vejo a Lei Rouanet como um recurso de investimento da área da Cultura. É preciso destravá-la para poder usar (os recursos)", acrescentou.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura