O Dia do Ministro

« Voltar

História e cultura brasileira enaltecidas

 

23.03.2017 - 14:59  
O projeto de requalificação apresentado pela arquiteta Vitória Régia ao ministro Roberto Freire busca transformar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes em um Memorial Brasil-Holanda (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O projeto de requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no município do Jaboatão dos Guararapes (PE), foi tema de reunião nesta quinta-feira (23) entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Débora Albuquerque. Também participaram do encontro o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Mattos Araújo, e a arquiteta Vitória Régia Andrade, responsável pelo projeto de requalificação do Parque.
 
Criado em 1971 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648-1649), que consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da Região Nordeste do Brasil. Conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, parte dela sob responsabilidade do Exército Brasileiro. O local também sedia a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo barroco que guarda os restos mortais dos heróis das lutas travadas no local.
 
O projeto de requalificação apresentado pela arquiteta Vitória Régia ao ministro Roberto Freire busca transformar o espaço em um Memorial Brasil-Holanda, incluindo aspectos urbanísticos, ambientais, culturais e históricos. "A ideia é buscar a cultura como fator de aproximação dos povos", afirmou. "Vamos, por exemplo, propor trilhas, como uma histórica, que sai da igreja e termina no morro do telégrafo", afirmou.
 
Para a secretária Débora Albuquerque, a requalificação do espaço é fundamental. "O Parque tem a importância histórica de uma área onde houve batalhas e nasceu o sentimento de civilidade brasileira", destacou. "É um resgate de uma história e de uma área lindíssima, com uma igreja barroca do século XVII importantíssima", completou. 
 
A secretária enfatizou, ainda, que a requalificação será realizada em conjunto entre os ministérios da Cultura e da Defesa. "Temos um facilitador muito grande que é o MinC e o Ministério da Defesa serem próximos. Tanto Freire quanto (Raul) Jungmann entendem que esse sentimento de Nação pode ser reproduzido nesse Memorial integrado, aproveitando todos os equipamentos que estão lá. "
 
O ministro Roberto Freire se mostrou receptivo ao projeto e sugeriu um espaço que falasse sobre a importância histórica do local. "Pernambuco não tem nenhum museu de presença holandesa", afirmou.
 
Histórico
Em fevereiro deste ano, os ministérios da Cultura e da Defesa firmaram parceria para revitalizar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes. À época, o ministro da Cultura afirmou que queria investir na infraestrutura do parque para receber turistas e a comunidade e abrigar uma exposição sobre a sua importância histórica. "Queremos um grande projeto unindo os dois ministérios. Além do memorial, o local precisa ter uma infraestrutura que lhe dê sustentabilidade. Não podemos deixar passar a oportunidade de dar uma destinação a um sítio histórico como esse", afirmou.
 
Na época, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou que o projeto deveria prever a recuperação das edificações existentes no parque e ressaltou que o local foi berço da formação da nacionalidade brasileira e onde surgiu o sentimento de Pátria. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura