O Dia do Ministro

« Voltar

Lançamento de Atlas da Cultura é destaque na agenda do ministro

 

5.4.2017 - 19:26
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, recebeu nesta quarta-feira (5), na sede da pasta, em Brasília, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), o prefeito de São José do Egito (PE), Evandro Valadares, o secretário de Cultura do município pernambucano, Henrique Marinho, e o secretário de Planejamento, Paulo Jucá. Durante a reunião, Marinho pediu apoio ao Ministério da Cultura (MinC) para o resgate e a manutenção da cultura do repente da viola, típico da região. O ministro sugeriu a realização de um festival sobre o tema na cidade. 
 
Em seguida, Freire recebeu o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o advogado e diácono Francisco Teixeira. Em pauta, a restauração do casarão do arquivo arquidiocesano, um prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da capital potiguar. O ministro sugeriu que o projeto de restauração seja adequado às exigências da Lei Rouanet, para que recursos possam ser provenientes da iniciativa privada. Outra sugestão, apresentada pelo chefe de gabinete do ministro, Bruno Soller, é a busca de recursos por meio de emendas parlamentares.
 
Outra agenda foi uma reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o cacique Kanato Yawalapiti, Guilherme Carraro (Fundação Nacional do Índio) e a assessora especial do ministro Ione Carvalho. Em pauta, um projeto conjunto com o Ministério dos Esportes e a Funai com o objetivo de levar indígenas brasileiros a competições esportivas internacionais. A ideia inicial é trabalhar com três modalidades: canoagem, tiro com arco e lutas.
 
Freire recebeu ainda o prefeito de Ourinhos (SP), Lucas Pocay (PSD/SP), para tratar de apoio a projetos culturais realizados na cidade. Pocay informou ao ministro que um grupo de bailarinos da Escola Municipal de Bailado da cidade paulista representará o Brasil na seletiva final do Youth America Grand Prix, festival internacional de dança que será realizado de 7 a 14 de abril, em Nova York.  
 
Em São Paulo, o ministro participou do lançamento dos dois primeiros volumes da Coleção Atlas Econômico da Cultura Brasileira. Elaborada pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e inédita no Brasil, a publicação trará os dados necessários para dimensionar o impacto de cada segmento cultural na economia brasileira, em levantamento construído com uma metodologia padrão nas diferentes regiões do País. Os dois primeiros volumes do Atlas consistem na apresentação do marco referencial teórico e metodológico e reúnem artigos de pesquisadores renomados no setor, que apresentam dados já existentes, e cases de outros países. A Coleção completa terá seis volumes e deve ser finalizada em abril de 2018.   
 
Em sentido horário, ministro Roberto Freire, secretário Henrique Marinho, prefeito Evandro Valadares, secretário Paulo Jucá e deputado Tadeu Alencar (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
Senador Garibaldi Alves Filho, ministro Roberto Freire, Dom Jayme Vieira Rocha e Francisco Teixeira (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire e prefeito Lucas Pocay (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Ione Carvalho, João Tomasini Schwertner, ministro Roberto Freire, cacique Kanato Yawalapiti e Guilherme Carraro (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura