O Dia do Ministro

« Voltar

MinC discute criação de grupo de trabalho sobre mercado editorial no Brasil

 
 
 
23.5.2018 - 9:20
 
O ministro Sérgio Sá Leitão recebeu, nesta terça-feira (22), o diretor-presidente do Grupo Saraiva, Jorge Saraiva Neto, e o cientista político, consultor e presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Murillo de Aragão. Durante o encontro, foi discutida a criação, no âmbito do Ministério da Cultura (MinC), de um grupo de trabalho para elaborar um plano de desenvolvimento do mercado editorial no Brasil. 
 
Segundo Sá Leitão, o grupo de trabalho, assim que for instituído, terá prazo de 60 dias para concluir os trabalhos e deverá contar com representantes de livrarias, editoras e autores, entre outros. "Queremos incentivar um mercado que sofreu muito na crise. A retomada tem que ser sustentada", disse Saraiva Neto, ao final do encontro.
 
Sá Leitão também recebeu nesta terça-feira o ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho. O ministro da Cultura foi convidado a participar de uma publicação em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal de 1988. A obra irá reunir artigos de cerca de 30 convidados, entre ministros, gestores, administradores e especialistas das mais diversas áreas. Eles terão a missão de escrever vivências, os acertos e equívocos da carta magna, o que foi executado e o que ainda precisa ser aprimorado. A previsão de lançamento é no fim de agosto, no Rio de Janeiro. "Gostei muito do convite. Esta foi a primeira Constituição a tratar especificamente da Cultura e a tratá-la como direito fundamental", afirmou Sá Leitão.
 
No início da tarde, o ministro recebeu a deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG), nova presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A parlamentar convidou Sá Leitão para participar de dois eventos em Minas Gerais: a tradicional Festa de Agosto, em Montes Claros, e o Festival Mundial de Cachaça, em Salinas.
 
Festival de Parintins
 
O apoio ao Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, também foi debatido nesta terça-feira, durante audiência do ministro Sérgio Sá Leitão com o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB). O tradicional festival será realizado de 29 de junho a 1º de julho.
 
Para o senador Omar Aziz, o apoio do MinC é fundamental para a realização da festa. "Parintins se tornou a capital nacional do Boi Bumbá. O Ministério da Cultura sempre foi muito presente nas edições anteriores do festival, que foram realizadas com Rouanet", afirmou.
 
Durante o encontro, o ministro convidou o senador Omar Aziz para participar da etapa de Manaus do Circuito #CulturaGeraFuturo, evento que está sendo realizado pelo MinC nas 27 capitais para capacitar gestores estaduais e municipais e produtores culturais a utilizarem os mecanismos de fomento à cultura existentes no governo federal. A etapa na capital amazonense será no dia 16 de julho.
 
O último compromisso de Sá Leitão no MinC nesta terça-feira foi com o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Tetê Bezerra, e o diretor de Marketing da instituição, Walter Vasconcelos. Eles apresentaram ao ministro um estudo de mercado sobre turismo de arte no Brasil e no mundo. O estudo se converteu em um projeto que pretende estabelecer diretrizes para o fortalecimento do turismo cultural no País. 


De acordo com Ministério do Turismo, o turismo de arte, que engloba tanto as artes visuais, quanto às cênicas, incluindo festivais e eventos culturais, movimentou US$ 2,19 trilhões em todo o mundo em 2016. O valor equivale a 26% do total gerado pelo turismo global no mesmo ano.

Da esquerda para a direita, ministro Sérgio Sá Leitão, José Saraiva Neto e Murillo de Aragão (Foto: Ronaldo Caldas/Ascom MinC) Ministros Sérgio Sá Leitão e José Barroso Filho (Foto: Ronaldo Caldas/Ascom MinC)
   
Ministro Sérgio Sá Leitão e deputada Raquel Muniz (Ronaldo Caldas/Ascom MinC) Ministro Sérgio Sá Leitão e senador Omar Aziz (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)
   
 
Da esquerda para a direita, Walter Vasconcelos, ministro Vinícius Lummertz, ministro Sérgio Sá Leitão e Tetê Bezerra (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)  
   
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura