O Dia do Ministro

« Voltar

MinC e Câmara Brasileira do Livro estudam parcerias

 

7.3.2017 - 10:30  
Ministro Roberto Freire se reuniu nessa segunda-feira com representantes da Câmara Brasileira do Livro (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
 
 
O incentivo às feiras de literatura e à abertura de livrarias fora dos grandes centros do País foi o principal assunto da reunião desta segunda-feira, em Brasília (DF), entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e representantes da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Participaram o presidente da entidade, Luís Antonio Torelli, e a diretora-executiva, Fernanda Gomes Garcia. O secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Mansur Bassit, também esteve presente.
 
Torelli explicou que a CBL, em parceria com o Sebrae e com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), pretende incentivar a abertura de livrarias fora dos grandes centros brasileiros e pediu parceria do MinC para o projeto. "Temos cerca de 1,3 mil livrarias para mais de 5 mil municípios. Não adianta haver política de fomento se não há onde comprar os livros. Queremos investir nisso", afirmou.  Segundo ele, o Brasil tem uma carência enorme de livrarias e de pontos de venda e uma concentração enorme.
 
Outro ponto abordado foi o apoio do MinC para feiras literárias. "Temos uma experiência muito positiva (nesse quesito), não apenas para venda de livros, mas para a formação de leitores", contou. "Ao trazer autores, tornamos o evento mais atrativo e capacitar professores da região estimula a formação de leitores", exemplificou. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura