O Dia do Ministro

« Voltar

MinC reitera apoio à Jornada de Literatura de Passo Fundo

 
 
24.3.2017 - 13:55  
Deputada Ana Ortiz, vereador Pedro Daneli e ministro Roberto Freire (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
 
 
O apoio do Ministério da Cultura (MinC) à 16ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS) foi reiterado nesta sexta-feira (24), durante encontro do ministro da Cultura, Roberto Freire, com a deputada estadual Any Ortiz (PPS-RS) e o vereador da cidade gaúcha Pedro Daneli (PPS). A Jornada voltará a ser realizada este ano, de 2 a 6 de outubro, com apoio de R$ 300 mil da Pasta.
 
"O Ministério da Cultura quer incentivar a leitura. As feiras e as jornadas literárias são uma forma de fazer isso. Passo Fundo tem uma Jornada importante e queremos ver se outras feiras seguem o exemplo", afirmou o ministro durante a reunião. 
 
O vereador Pedro Daneli reforçou a importância do apoio do Ministério da Cultura ao evento e aproveitou a ocasião para convidar o ministro para participar da Jornada. "Sem o apoio do MinC, seria difícil continuar o evento. A jornada é importante para Passo Fundo, a capital nacional da literatura, e para o Rio grande do Sul", afirmou.
 
A deputada Any Ortiz lembrou que Passo Fundo é o município onde mais se lê no País. "Para nós, é um orgulho muito grande. Que sejamos um exemplo para os outros municípios e que possamos valorizar essa questão junto a crianças", afirmou. 
 
Apoio
 
Em 6 de março, o ministro Roberto Freire recebeu representantes do evento e da prefeitura da cidade e firmou o compromisso de apoiar a Jornada. Os R$ 300 mil serão viabilizados por meio de convênio.
 
Realizada desde 1981 a cada dois anos, a Jornada foi cancelada em 2015 por falta de patrocínio. Este ano, sob a coordenação da Universidade de Passo Fundo (UPF), o evento contará com uma série de apresentações artísticas, seminários, rodas de conversas com escritores e lançamentos de livros. Em paralelo, será realizada a 8ª edição da Jornadinha, com programação voltada ao público infantil.
 
Ministro Roberto Freire e prefeitos e vereadores gaúchos (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
 
Além da deputada estadual Any Ortiz e do vereador Pedro Daneli, também participaram da reunião o prefeito interino de Parobé (RS), Moacir Jagucheski, os vereadores Luiz Alberto Filho e Eliseu Andrin, de Butiá (RS), o vice-prefeito de Vila Flores (RS), Rudimar Peruzzo, os vereadores Sérgio Bernardi e Marcelo Richi, de Maximiliano (RS), o vereador Celso Piffer, de Tapejara (RS) e o assessor parlamentar Rogério Viech.
 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura