O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro da Cultura recebe convite para Bienal de Cultura

 
 
10.8.2017 - 9:29  
Ministro Sérgio Sá Leitão foi convidado a participar da abertura da Bienal Internacional de Curitiba (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu convite para participar da abertura da Bienal Internacional de Curitiba, evento que será realizado de 30 de setembro deste ano a 25 de fevereiro de 2018 e terá como país homenageado a China. Em reunião com o diretor geral do evento, Luiz Ernesto Meyer Pereira, na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília, Sá Leitão conheceu um pouco mais sobre a bienal, que é considerado o maior evento de arte contemporânea da América do Sul.
 
Sá Leitão destacou que a homenagem na Bienal é uma grande oportunidade para aproximar Brasil e China culturalmente. "São duas nações com amplo crescimento da indústria cultural e é importante ressaltar isso", avaliou. O ministro ressaltou que, durante a viagem do presidente Michel Temer à China em setembro, para o encontro dos países que compõem o BRICS, será assinado um acordo de coprodução entre os dois países, na área de audiovisual.
 
Além de participar da abertura do evento, o ministro Sá Leitão também foi convidado para inaugurar a Praça Largo da China. O local está em construção no bairro Centro Cívico, ao lado do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, onde será instalada uma escultura em bronze denominada Confúcio, obra do artista chinês Wu Weishan. A obra tem três metros de altura, pesa 1.200 kg e ficará como um legado da participação da China na Bienal.
 
A bienal será realizada em diversos pontos de Curitiba e terá como palco principal o Museu de Oscar Niemayer, que neste ano completa 15 anos. Atrações artísticas paralelas ocorrerão em outras cidades do país, como Florianópolis (SC), e da América Latina, como Buenos Aires e Mar Del Plata, na Argentina; Santiago, no Chile; e Assunção, no Paraguai.
 
Para a Bienal de Curitiba, três contêineres com obras de 60 artistas chineses já estão a caminho do Brasil. A curadoria desta edição da bienal é dos artistas Fang Zhenning e Liu Chunfeng. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e da Fundação Cultural de Curitiba.
 
Em 2015, a bienal recebeu cerca de um milhão de visitantes. "Para este ano, a expectativa é de que o público compareça em peso novamente", afirmou o diretor geral do evento.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura