O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro discute ações culturais para a juventude do Rio de Janeiro

 
 
25.10.2017 - 15:13  
Ministro Sérgio Sá Leitão recebeu a superintendente de Políticas para a Juventude da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Jéssica Ohana (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, com a superintendente de Políticas para a Juventude da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Jéssica Ohana. Ela veio ao Ministério da Cultura (MinC) pedir apoio para a manutenção de centros culturais implantados pelo governo estadual em comunidades pacificadas. 
 
Ao todo, o estado do Rio de Janeiro mantém cinco centros culturais, localizados em Manguinhos, Morro do Alemão, Cidade de Deus, Fumacê (Realengo) e Jacarezinho, e há um a ser inaugurado em Petrópolis no mês de novembro. Os cinco somados atendem a cerca de seis mil jovens. 
 
Nesses locais, são oferecidos cursos de artes, dança, profissionalização, balé, violino, grafite, hip hop e diversas modalidades esportivas. O objetivo principal é afastar os jovens do universo das drogas, inserindo-o num contexto cultural e esportivo.
 
Batalha pela Vida
 
Outro projeto apresentado por Jéssica Ohana foi a realização, nos 13 municípios fluminenses com maior índice de mortes de jovens negros, de um evento que vem sendo chamado de Batalha pela Vida. A proposta é fomentar a cultura, com ações como cursos, debates sobre o tema violência e formação do cidadão, entre outros. A ideia é iniciar o evento nas três cidades com maior índice de mortes desse público – Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Paraty. 
 
Interessado pelo assunto, o ministro da Cultura destacou que fomentar a cultura em comunidades com alto índice de violência é uma possibilidade para resgatar os jovens das drogas.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura