O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro é homenageado pela Associação Comercial do RJ

 

23.3.2017 - 12:56  
Da esquerda para a direita, Paulo Protásio, ministro Roberto Freire e Ricardo Cravo Albin (presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACRio)
 
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, esteve na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), no Centro do Rio, na quarta-feira (22), onde participou da entrega do Prêmio Visconde Mauá - Cultura, oferecido a empresas que se destacam na área. Freire também foi homenageado com a medalha Bicentenário Visconde de Mauá e diploma da associação.  Ele recebeu as condecorações das mãos do presidente da ACRio, Paulo Protásio. O ministro também foi o convidado especial do primeiro Almoço do Empresário de 2017, tradicional encontro mensal promovido pela associação. 
 
Durante o discurso de agradecimento, Freire comentou as recentes mudanças na Lei Rouanet. "Havia críticas pertinentes, que eram justas, que precisavam ser atualizadas. Por exemplo, em relação à prestação de contas. Era necessário dar respostas às críticas pertinentes, e elas foram dadas. É fundamental que a Lei Rouanet continue e ela vai nos dar a garantia de que o recurso público será bem utilizado", afirmou. "A lei é fundamental para que os empresários brasileiros possam participar da formação da nossa identidade, do pluralismo cultural do nosso País. Por isso, essa proposta do encontro com os empresários na ACRio foi desde logo aceita pelo Ministério da Cultura. Precisamos perder o receio de buscar parcerias com o mundo privado", ressaltou. 
 
Paulo Protásio agradeceu a presença do ministro Freire e reafirmou o compromisso da ACRio  em colaborar na comissão criada pelo presidente Michel Temer para revisar os trabalhos preliminares em prol da comemoração dos 200 anos da independência do Brasil. "A nós nos interessa assistir o ministro e a comissão em todas as frentes", frisou o presidente. 
 
Os vencedores da edição 2016 do Prêmio Visconde de Mauá foram o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/RJ), o Grupo Sofitel e a Bhering Produtos Alimentícios S/A. Com foco nas áreas de cultura, educação, sustentabilidade, saúde, empreendedorismo jovem e relações de trabalho, o Prêmio Visconde de Mauá têm como objetivo reconhecer e estimular práticas empreendedoras, não só do Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Cada honraria conta com um regulamento específico e regras próprias. A indicação dos nomes dos premiados é escolhida pela presidência da ACRio.
 
Texto e foto: Alessandra de Paula
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura