O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro recebe candidato da China ao cargo de diretor-geral da Unesco

 
 
30.8.2017 - 15:43  
Tang Qian apresentou ao ministro Sérgio Sá Leitão sua proposta de trabalho para a direção-geral da Unesco (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, se reuniu, nesta quarta-feira (30), com o candidato da China ao cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Tang Qian. Atual subdiretor de Educação da Unesco, Qian apresentou ao ministro a sua proposta de trabalho.
 
Na audiência, o ministro perguntou ao candidato sobre a politização da Unesco e sobre políticas de diversidade. Tang Qian condenou a politização da instituição e defendeu o diálogo entre as diferentes culturas e civilizações para a convivência pacífica.
 
O ministro agradeceu a visita e desejou boa sorte ao candidato. Tang Qian é o quinto candidato a diretor-geral da Unesco recebido pelo Ministério da Cultura (MinC) Antes dele estiveram no MinC os candidatos do Egito, Moushira Khattb; Líbano, Vera Lacoeuilhe; França, Audrey Azoulay; e Azerbaijão, Polad Bülbüloglu.
 
A atual diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, está no cargo desde 2009. Para ser eleito, o candidato precisa conquistar 30 dos 58 votos dos países-membros. A escolha ocorrerá durante a 201ª Sessão da Conferência Geral da Unesco, de 30 de outubro a 12 de novembro.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura