O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro recebe candidato do Azerbaijão a diretor-geral da Unesco

 
 
29.8.2017 - 14:27  
Polad Bülbüloglu e ministro Sérgio Sá Leitão (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu, nesta terça-feira (29), o candidato do Azerbaijão ao cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Polad Bülbüloglu. Ministro da Cultura do Azerbaijão por 18 anos, Bülbüloglu apresentou o que considera os principais desafios da Unesco: otimizar a aplicação de recursos nos principais programas da instituição, escapar da politização e construir um centro intelectual de debate de propostas para o setor.
 
Na audiência, Sá Leitão perguntou ao candidato sobre suas propostas para a Unesco e se disse surpreso com o longo tempo em que Bülbüloglu comandou o Ministério da Cultura do Azerbaijão. "A Cultura é como futebol: todos pensam que sabem tudo", disse o candidato. Para ele, a Unesco tem de se concentrar nas suas três áreas de atuação e deixar para o Conselho de Segurança da ONU as questões políticas.
 
Músico de formação, o candidato do Azerbaijão mostrou familiaridade com o Brasil, destacando já ter participado de eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo.  Além de ministro da Cultura, Bülbüloglu comandou a Orquestra Filarmônica Nacional do Azerbaijão, a Organização Internacional da Cultura Turca e a Comissão Nacional Azerbaijã para a Unesco. Atualmente, é embaixador do Azerbaijão na Rússia e presidente da Fundação Intergovernamental para Educação e Cooperação Científica e Cultural.
 
O ministro agradeceu a visita e desejou boa sorte ao candidato. Bülbüloglu é o quarto candidato a diretor-geral da Unesco recebido no Ministério da Cultura (MinC). Antes dele estiveram no MinC as candidatas do Egito, Moushira Khattb; do Líbano, Vera Lacoeuilhe; e da França, Audrey Azoulay. 
 
A atual diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, está no cargo desde 2009. Para ser eleito, o candidato precisa conquistar 30 dos 58 votos dos países-membros. A escolha ocorrerá durante a 201ª Sessão da Conferência Geral da Unesco, de 30 de outubro a 12 de novembro.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura