O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro recebe parlamentares e prefeito de São Bernardo do Campo nesta quarta-feira

 
 
24.8.2017 - 9:43
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu nesta quarta-feira (23) parlamentares e o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando. Em pauta, diversos temas da área cultural, como eventos literários e de música, museus, projetos culturais e implantação de espaço cultural, entre outros.
 
A primeira agenda externa do dia foi com o presidente da Empresa Porto do Recife, Carlos Vilar, que administra o Museu Cais do Sertão. Durante o encontro, Vilar apresentou ao ministro o projeto de restauração e manutenção do museu, que se encontra atualmente sob análise da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC). Localizado a poucos metros do Marco Zero do Recife, o Cais do Sertão presta homenagem à cultura e às histórias do povo sertanejo brasileiro.
 
Na sequência, Sá Leitão recebeu o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) e o produtor cultural Fernando Vieira. Os temas do encontro foram a 13ª edição da Festa Nacional da Música, que será realizada em Porto Alegre (RS), em outubro deste ano, e a Feira Literária de Bonito (Flib), no Mato Grosso do Sul.
 
Depois, o ministro se reuniu com o prefeito Orlando Morando. Durante a reunião, o ministro se colocou à disposição – juntamente com as equipes técnica e jurídica do Ministério da Cultura – para buscar "a melhor solução legal" para viabilizar a conclusão das obras e a implantação, em São Bernardo do Campo, da Fábrica de Cultura, um espaço de formação e difusão artística em local onde se previa, inicialmente, a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador.
 
Sá Leitão também fez uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Distrito Federal, onde tratou de projetos culturais com o diretor da instituição, Clóvis Henrique Nogueira. O ministro conheceu o Museu Banco do Brasil, formado por duas galerias – uma com a história do banco e outra com obras de arte do Século XX. Sá Leitão se colocou à disposição para eventuais parcerias com o CCBB e destacou o trabalho da instituição na difusão da cultura. "Fico muito feliz de ver o CCBB funcionando com vitalidade e pujança", afirmou.
 
De volta ao MinC, o ministro reuniu-se com a deputada Pollyana Gama (PPS-SP), que pediu apoio do MinC para a modernização do museu dedicado ao escritor Monteiro Lobato, em Taubaté. "Em 2018, completam-se 70 anos da morte dele e as obras entram em domínio público", lembrou a deputada. Sá Leitão se entusiasmou com o projeto e sugeriu uma reunião posterior, com o prefeito de Taubaté e a deputada, para tratar do assunto. Além disso, sugeriu que fosse criado um aplicativo que desse acesso às obras de Monteiro Lobato. 
 
 
Ministro Sérgio Sá Leitão e Carlos Vilar (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, Josué Ferreira, ministro Sérgio Sá Leitão, Fernando Vieira e deputado Carlos Marun (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Prefeito Orlando Morando e ministro Sérgio Sá Leitão (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Ministro Sérgio Sá Leitão visitou exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
 
Ministro Sérgio Sá Leitão e deputada Pollyana Gama (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)  
   

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura