O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro visita Comissão do Senado e recebe parlamentares e prefeitos nesta terça-feira

 
 
5.4.2017 - 9:15
 
A participação em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal foi o primeiro compromisso do ministro da Cultura, Roberto Freire, nesta terça-feira (4). Freire reiterou aos senadores a disposição ao diálogo e a importância da transparência de sua gestão à frente da pasta. Durante a reunião, o ministro apresentou os programas prioritários que deverão nortear as ações do Ministério da Cultura (MinC) nos próximos meses. Entre os principais temas debatidos estiveram a Lei Rouanet, o fomento ao livro e à leitura e a economia da cultura.
 
Já no Ministério, Freire recebeu o deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) e o prefeito do município de Arujá (SP), José Luiz Monteiro. O prefeito apresentou ao ministro um projeto para a construção de um centro cultural na cidade, que possui cerca de 90 mil habitantes e, segundo ele, não possui um local com teatro, área para exposições e espaço para aulas de dança, como balé, e oficinas culturais. Também participaram da reunião o secretário de Governo da cidade paulista, Leandro Franco Larini, o secretário municipal de Cultura, Hassin Ali Hamoud, o chefe de gabinete da prefeitura, Joncy da Silva, o chefe de gabinete do ministro, Bruno Soller, e o chefe da Assessoria de Comunicação do MinC, Fabiano Caldeira.
 
O ministro também enfatizou a disposição de o MinC apoiar o VI Festival de Cultura e Arte de Camaçari (BA), que este ano fará homenagem aos 50 anos de Tropicalismo. O assunto foi tema de reunião desta terça-feira (4), em Brasília, entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e a secretária de Cultura de Camaçari, Márcia Tude. Também participaram da reunião o vereador Joceval Rodrigues, de Salvador (BA), o vice-prefeito e secretário de Cultura de Simões Filho (BA), Sid Serra, e os assessores Vania Santana e Charlisson Macedo.
 
Na última audiência do dia, Roberto Freire e o secretário de Infraestrutura Cultural, Raimundo Benoni, receberam o prefeito da cidade mineira de Curvelo, Maurílio Soares Guimarães. Acompanhado do vice-prefeito da cidade, Marcos Dupim, e do assessor Dalton Canabrava, eles falaram sobre apoio à restauração de prédio histórico na cidade. Também participou da reunião o advogado Renato Galuppo.
 
Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, o ministro Roberto Freire apresentou os programas prioritários que deverão nortear as ações do Ministério da Cultura (MinC) nos próximos meses (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Ministro recebeu o vereador Joceval Rodrigues, de Salvador (BA), e secretários de Cultura de municípios baianos (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire e o deputado federal Roberto de Lucena (Edson Leal/Ascom MinC) Vice-prefeito Marcos Dupim, Renato Galuppo, prefeito Maurílio Soares, ministro Roberto Freire, Dalton Canabrava e Raimundo Benoni (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura