O Dia do Ministro

Ministros da Cultura e da Defesa discutem bicentenário da Independência

 
 
25.10.2017 - 17:03  
Jungmann e Sá Leitão discutiram o planejamento das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O planejamento das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil foi debatido nesta quarta-feira (25) em reunião dos ministros da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e da Defesa, Raul Jungmann. O presidente Michel Temer já criou a comissão que irá cuidar do Segundo Centenário da Independência, que terá representantes dos ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e da Defesa, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
 
No encontro, Sá Leitão e Jungmann também conversaram a respeito do Parque Nacional Histórico dos Guararapes, no Jaboatão dos Guararapes (PE). Em seguida, o ministro da Cultura assistiu à apresentação do Departamento de Desporto Militar sobre os programas Forças no Esporte e Atleta de Alto Rendimento.
 
O programa Atleta de Alto Rendimento levou aos Jogos Olímpicos 145 atletas, que conquistaram 13 medalhas – um terço do total obtido pela equipe brasileira. Já o Forças no Esporte atende a cerca de 25 mil crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, em unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em 93 cidades brasileiras.
 
O Forças no Esporte destina-se a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculadas na rede de ensino. Os estudantes participam de atividades esportivas e complementares, como reforço escolar e palestras, no turno em que não estão na escola.
 
Desde 2003, quando o programa foi lançado pelo Ministério da Defesa, pode-se observar, entre os beneficiados, redução da evasão escolar, melhoria no rendimento escolar, diminuição da violência na família, melhoria da saúde, ampliação da integração social e da consciência ambiental e maior interesse pelos esportes.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura