O Dia do Ministro

« Voltar

Patrimônio histórico de Igarassu é tema de reunião no MinC

 

9.3.2017 - 9:11  
Prefeito Mário Ricardo, ministro Roberto Freire e senador Armando Monteiro (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O senador Armando Monteiro (PTB/PE) e o prefeito do município pernambucano de Igarassu, Mário Ricardo, estiveram reunidos com o ministro da Cultura, Roberto Freire, nessa quarta-feira (8), para discutir preservação da riqueza histórica e incentivo à cultura local. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, Igarassu foi fundada em 1535 e abriga a mais antiga igreja do Brasil, consagrada aos santos Cosme e Damião.
 
Devido à importância histórica da igreja, o prefeito buscou orientação do ministro para a melhor forma de viabilizar o apoio à realização do projeto executivo de restauração do edifício e a construção de um espaço para apresentações culturais no parque histórico.
 
Freire ressaltou a importância da cidade e cumprimentou o prefeito pela iniciativa conjunta pensada para o complexo. "Há a preocupação do Iphan de que os projetos de restauração estejam relacionados com a criação de um espaço que traga sustentabilidade com a geração de renda para a manutenção dos patrimônios tombados", destacou o ministro.
 
A orientação de Freire foi para que o prefeito apresentasse uma proposta via mecenato da Lei Rouanet para a realização do projeto. O ministro aproveitou para explicar que as novas regras para a Rouanet, que serão apresentadas em Instrução Normativa, trarão pontos que proporcionem a desconcentração de recursos do apoio a produções das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.  
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura