O Dia do Ministro

« Voltar

Patrimônio, museu e parcerias bilaterais são pauta no MinC nesta quarta-feira

 

27.4.2017 - 10:05
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, iniciou a quarta-feira (26) em reunião com o deputado federal Carlos Cadoca (PDT/PE). Em pauta, a discussão de emendas parlamentares para área cultural do município de Limoeiro (PE) e para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também participou do encontro o produtor cultural Angelo Filizola.
 
Em seguida, Freire recebeu o prefeito de Vitória da Conquista (BA), Herzem Gusmão, Paloma Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha, e o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA) e o secretário de Cultura da cidade baiana, André Ferraro. Foi discutida no encontro a criação de um museu dedicado à vida e à obra do cineasta baiano, de uma escola livre de cinema e uma fundação para administrar o acervo de Glauber Rocha.
 
O ministro também se reuniu com os jornalistas Laerte Rimoli, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Sílvia Caetano. Na sequência, recebeu visita de cortesia do secretário de Cultura do estado de São Paulo, José Luiz Penna.
 
A agenda seguinte foi com a vice-prefeita de Araçatuba (SP), Edna Flor (PPS), e a secretária de Cultura do município, Tieza Lemos. No encontro, elas apresentaram projetos culturais que pretendem implementar na cidade, os quais envolvem restauro de edificações históricas, como as que compõem a chamada Vila Ferroviária, e a revitalização de um complexo cultural com teatro, biblioteca e salão para exposições.
 
Depois, o ministro recebeu foi com o diretor-presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde. A instituição completa 20 anos em 2017 e será realizada uma série de ações para comemorar a data. Também participaram da reunião a presidente da Cufa MG, Marciele Delduque, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, Débora Albuquerque, e o chefe de gabinete da SCDC, Cristiano Vasconcelos.
 
Roberto Freire também se encontrou com o prefeito de Pitangueiras (SP), Marcos Soriano. Em pauta, a revitalização da estação ferroviária da cidade.
 
Na última agenda do dia, o ministro recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh. Durante a reunião, Freire e Satoh discutiram o aprofundamento das relações culturais entre os dois países. O ministro da Cultura convidou o governo japonês para participar da próxima edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul), que será realizado em abril de 2018, na cidade de São Paulo. O diretor do Departamento de Promoção Internacional (Deint) do MinC, Adam Muniz, também participou da audiência.
 
Ministro Roberto Freire, deputado Carlos Cadoca e Angelo Filizola (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Prefeito Herzom Gusmão, ministro Roberto Freire, Paloma Rocha, deputado Arthur Maia e André Ferraro (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire, Sílvia Caetano e Laerte Rímoli (Foto: Acácio Pinheiro) Ministro recebe o secretário de cultura do estado de São Paulo, José Luiz Penna (de camisa branca) (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Freire recebeu o ministro encarregado de Negócios da Embaixada do México, Eleazar Velasco (Foto: Acácio Pinheiro)
Freire e a vice-prefeita de Araçatuba (SP), Edna Flor (de verde), conversaram sobre o restauro de edificações históricas na cidade (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
   
Ministro recebeu representantes da Central Única das Favelas (Cufa) (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e prefeito de Pitangueiras, Marcos Soriano (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
 
Ministro Roberto Freire e embaixador Satoru Satoh (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)  
   
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura