O Dia do Ministro

« Voltar

Políticos e empresários visitam MinC nesta quinta-feira

 

16.3.2017 - 19:00
 
A agenda do ministro da Cultura, Roberto Freire, nesta quinta-feira (16) começou com reunião com o governador do Amapá, Waldez Góes. Um dos principais temas em pauta foi o lançamento do Edital Arte e Cultura do Estado, previsto para ocorrer ainda neste semestre. A iniciativa irá abranger 16 municípios amapaenses, com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões. 
 
Em seguida, Freire se reuniu com o diretor-geral da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, para debater possíveis parcerias entre o Ministério da Cultura (MinC) e a empresa norte-americana. Entre os temas debatidos estiveram maior acesso a acervos literários digitais e prêmio de estímulo a escritores independentes.
 
Freire também se reuniu com o consultor na área de educação do Qatar Jorge Werthein. Especialista reconhecido internacionalmente, com passagens pela Unesco e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), Werthein presenteou o ministro com um livro de fotografias que mostram as transformações sociais promovidas por escolas em comunidades em situação de risco, além de se colocar à disposição para colaborar com as políticas desenvolvidas pelo MinC.
 
Outro encontro do ministro foi com o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro, e o secretário municipal de Cultura de Montes Claros (MG), João Carlos Oliveira. Estiveram na pauta o apoio a projetos culturais do município mineiro e a melhor utilização pelo MinC do Memorial Darcy Ribeiro, que foi construído na Universidade de Brasília com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC).
 
Na sequência, o ministro Roberto Freire recebeu o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antonio Henrique de Carvalho Pires. Na pauta, o incentivo ao uso racional da água. Depois, reuniu-se com os vereadores Darilucia de Bastos Silva (conhecida como Cláudia do Toninho), Erick Itacarambi e Eliel Sousa, de Santa Helena de Goiás.
 
Na última agenda do dia, Freire participou de reunião com representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Durante o encontro, foram debatidas as perspectivas para o desenvolvimento das políticas públicas para o setor cultural no biênio 2017/2018 e as principais ações do MinC para o período.
 
Werthein presenteou o ministro com um livro de fotografias que mostram as transformações sociais promovidas por escolas em comunidades em situação de risco (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire conversa com presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antonio Henrique de Carvalho Pires (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
Da esquerda para a direita, vereador Eliel Sousa, ministro Roberto Freire, vereadora Darilucia de Bastos Silva (Claudia do Toninho) e vereador Erick Itacarambi (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)  
   
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura