O Dia do Ministro

« Voltar

Presidente do Ipea visita Ministério da Cultura

 
 
26.4.2017 - 9:45
 
A primeira agenda do ministro Roberto Freire nesta terça-feira (25) foi uma reunião de trabalho com todos os secretários do Ministério da Cultura (MinC). Na sequência, Freire recebeu as diretoras do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), Carla Camurati e Carla Esmeralda. Durante o encontro, foi solicitado apoio do MinC para realização, em Natal e no Rio de Janeiro, do Fórum Pensar a Infância, que integra a programação do festival. Outro ponto abordado na reunião foi a elaboração de uma linha do tempo da Cultura brasileira, dividida por áreas como música, literatura e danças, entre outras.
 
O compromisso seguinte foi uma reunião com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ernesto Lozardo. Em pauta, o aprofundamento da parceria iniciada em 1998. Um dos atuais trabalhos em conjunto é a produção do Atlas Econômico da Cultura Brasileira, que conta com contribuições de pesquisas e levantamentos realizados pelo instituto. Também participaram da reunião o secretário de Economia da Cultura do MinC, Mansur Bassit, a diretora de Estratégia Produtiva da SEC/MinC, Ana Letícia do Nascimento Fialho, a diretora do Ipea, Lenita Turchi, o procurador-chefe do instituto, Edson Garcia, o coordenador de pesquisas, Frederico Augusto, e o técnico de Planejamento e Pesquisa Carlos Henrique.
 
Na agenda de compromissos desta terça-feira (25), o ministro da Cultura ainda recebeu em visita de cortesia o prefeito de Montes Claros (MG), Humberto Souto. Outro participante da reunião foi o advogado Renato Galuppo.
 
O ministro se reuniu ainda com o prefeito de Moreno (PE), Vavá Rufino (PTB). Durante a reunião, foram discutidas a implantação de uma biblioteca municipal e de uma escola de música no município pernambucano, localizado na Grande Recife. Freire sugeriu que a prefeitura apresente um projeto via Lei Rouanet para levantar recursos para a biblioteca e se comprometeu a estudar formas para viabilizar a construção da escola. Além da reunião com Freire, o prefeito também visitou o ouvidor do MinC, Carlos Alberto Júnior, que é natural de Moreno.
 
Roberto Freire também recebeu o prefeito de Guarapuava, município localizado na região central do estado do Paraná. Cesar Silvestri Filho (PPS), reeleito em 2016, e Freire conversaram sobre o atual contexto político do País e as perspectivas para 2018. Por fim, o prefeito convidou o ministro para a reinauguração do teatro de sua cidade, prevista para outubro. O deputado federal Rubens Bueno, também do PPS, acompanhou o encontro.
 
Outra agenda do dia foi a reunião com o prefeito de Monte Mor (SP), Thiago Assis, que veio ao MinC pedir apoio financeiro para construir um teatro na cidade. Ele veio acompanhado do secretário de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, Miguel Padilha, e do secretário de Planejamento e Obras, Vilson Amaral. A última audiência do dia foi com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
 
Ministro Roberto Freire e Carla Camurati conversaram sobre o Festival Internacional de Cinema Infantil (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, debateram o aprofundamento da parceria entre os dois órgãos, iniciada em 1998 (Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire e prefeito de Montes Claros (MG), Humberto Souto (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire, prefeito de Guarapuava (PR), Cesar Silvestri Filho, e deputado Rubens Bueno (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Da esquerda para a direita, secretário Miguel Padilha, ministro Roberto Freire e prefeito de Monte Mor (SP), Thiago Assis (Foto: Gustavo Serrate/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e senador Flexa Ribeiro (Foto: Gustavo Serrate/Ascom MinC)
   
 
Ministro Roberto Freire recebeu o prefeito de Moreno (PE), Vavá Rufino (Foto: Guto Martins/Ascom MinC)  
   
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura