O Dia do Ministro

« Voltar

Regularização de sede da Escola de Cinema Darcy Ribeiro avança

 
 
29.6.2017 - 15:23  
Guilherme Campos Júnior e ministro João Batista de Andrade (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
Mais um passo foi dado para regularizar a situação da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), localizada em um imóvel dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta quinta-feira (29), o ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, e o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, ratificaram a decisão de ceder o uso do prédio para a Escola, por intermédio do Ministério da Cultura (MinC). 
 
Este é um passo importante na resolução de um imbróglio que já se arrastava há seis anos. A utilização do prédio pela escola estava com uma pendência jurídico-administrativa, o que poderia levar a uma desocupação do imóvel. Com a ratificação da decisão da cessão do uso do prédio, os Correios irão enviar uma declaração formal de interesse público ao Ministério da Cultura, que encaminhará a proposta para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Só então a cessão de uso será oficializada. 
 
A cessão do prédio pelos Correios com intermediação do MinC foi proposta em reunião ocorrida em 13 de junho deste ano, entre representantes do MinC e dos Correios. Na ocasião, o ministro interino da Cultura ressaltou o importante papel cultural e social exercido pela ECDR. "É uma Escola de Cinema que nasceu com esforço ferrenho, com apoio das pessoas do cinema. Tem uma grande importância na formação audiovisual hoje. Estamos aqui por uma causa nobre, pela permanência da Escola", disse, à época, João Batista de Andrade.
 
Centro de formação
 
A Escola Darcy Ribeiro oferece diversos tipos de formação e conta com um sistema de bolsas de estudo que beneficiam cerca de 500 alunos por ano. É notória a contribuição da escola na formação de quadros para atuar no segmento audiovisual: em 17 anos de atividades, a escola já recebeu e capacitou alunos de todas as regiões do Brasil. É considerada um centro permanente de formação profissional continuada, dinâmica e interativa, voltada a pesquisa, experimentação e produção audiovisual brasileira.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura