O Dia do Ministro

« Voltar

Restauração de prédios históricos é discutida com ministro da Cultura

 

29.3.2017 - 20:30
 
O primeiro compromisso do ministro da Cultura, Roberto Freire, nesta quarta-feira (29), foi uma reunião com o coordenador da Orquestra Cidadã de Pernambuco, João Targino. Acompanhado do desembargador Leopoldo Raposo e do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), Targino apresentou ao ministro o projeto de construção de uma sala de concerto profissional e de uma escola de música na sede da orquestra.
 
Em seguida, representantes da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) Brasil apresentaram a Freire uma proposta de programa educacional que alia educação e cultura. Participaram da reunião a diretora da Flacso, Salete Camba, o coordenador-executivo, Ronaldo Moysés, e o consultor Jorge Werthein.
 
A terceira agenda do dia foi uma reunião com o deputado federal Alexandre Baldy (PTN-GO) e o prefeito de Santa Cruz de Goiás (GO), Mateus Félix. Na pauta, a tradicional festa das cavalhadas do município, a mais antiga do gênero no estado de Goiás. Também participaram da reunião o secretário de Cultura de Santa Cruz, Antonio Augusto, o vereador Nilton Pereira e o gestor de convênios do município, Francisco Lopes.
 
Freire também recebeu o prefeito de Caxias do Sul (RS), Daniel Guerra, e o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS). O tema da reunião foi a revitalização do prédio da Maesa, tombado em 2015 como patrimônio histórico do município gaúcho. Na sequência, o ministro recebeu os deputados federais Alex Canziani (PTB -PR) e Toninho Wandscheer (PROS-PR).
 
O ministro ainda conversou com o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que ressaltou a importância de dar continuidade à obra, atualmente paralisada, do Teatro Municipal Ernani Sátyro, localizado em Patos. O ministro concordou com a importância dessa realização para o município e mostrou interesse do Ministério da Cultura em ajudar. O deputado fez, ainda, um convite para Freire visitar o município quando a obra estiver finalizada. 
 
Outra reunião do dia foi com o presidente da Câmara Geral dos Empresários Chineses no Brasil, Luiz-Ye, o representante da Associação Chinesa em Brasília, Wu Zhaoxiao, e o empresário Issam Sidom do Grupo Sidom. Na audiência, Luiz-Ye pediu apoio do ministério na edição 2018 do evento Glory of Heroes, que reúne atividades esportivas e artísticas com apresentações de lutas de MMA e kickboxing e danças típicas chinesas. O ministro foi presenteado com o troféu da última edição do evento, realizado em março deste ano, em São Paulo.
 
Na última agenda do dia, Freire recebeu a vice-prefeita de Itabaianinha (SE), Janier Primo, a secretária de Cultura da mesma cidade, Dória Lemos, a vereadora Ledinha e o empresário Jairo Cruz. Acompanhadas do deputado federal Fabio Reis (PMDB-SE), elas pediram apoio ao ministério para revitalização de atividades culturais no município.
 
No sentido horário, ministro Roberto Freire, Salete Camba (Flacso), Ronaldo Moysés (Flacso), Eduardo Pareja (Departamento de Promoção Internacional do MinC) e Jorge Werthein (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, secretário Antonio Augusto, prefeito Mateus Félix, ministro Roberto Freire, deputado Alexandre Baldy, vereador Nilton Pereira e gestor de convênios do município, Francisco Lopes (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
Da esquerda para a direita, deputado Carlos Gomes, ministro Roberto Freire e prefeito Daniel Guerra (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, deputado Alex Canziani, deputado Toninho Wandscheer e ministro Roberto Freire (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire, Luiz-Ye e Wu Zhaoxiao (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Ministro recebeu a vice-prefeita de Itabaianinha (SE), Janier Primo, a secretária de Cultura, Dória Lemos, a vereadora Ledinha e o empresário Jairo Cruz, acompanhadas do deputado federal Fábio Reis (Foto: Janine Moraes/Ascom Minc)
   
 
Ministro Roberto Freire e deputado Hugo Motta (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)  
   

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura