O Dia do Ministro

« Voltar

Roberto Freire e deputado José Stédile debatem criação de bibliotecas públicas

 

9.3.2017 - 9:32  
Stédile sugeriu que o MinC elabore um modelo para nortear a implementação de bibliotecas públicas em municípios de pequeno e médio portes (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O apoio do Ministério da Cultura (MinC) para as ações da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca foi um dos assuntos tratados na visita que o deputado federal José Stédile (PSB-RS) fez na tarde desta quarta-feira (8) ao ministro Roberto Freire.
 
No encontro, Stédile sugeriu que o MinC elabore um modelo para nortear a implementação de bibliotecas públicas em municípios de pequeno e médio portes – que podem ser criadas a partir de emendas parlamentares. A ideia foi bem recebida pelo ministro. Segundo ele, este é tema prioritário para o MinC.
 
O próximo passo será marcar uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura Cultural (Seinfra) do Ministério para aprofundar a proposta e avaliar os modelos de bibliotecas já existentes e pertencentes ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). "Tenho certeza de que se houver um projeto, com valores definidos, muitos parlamentares vão se interessar em destinar recursos para esse fim em seus municípios", avaliou Freire.
 
O segundo assunto da pauta foi a proposta de regulamentação da profissão de técnico em biblioteconomia. "Gostaríamos de contar com o MinC nessa questão", disse Stédile, lembrando que a iniciativa não traz nenhum prejuízo à profissão de bibliotecário. De acordo com o deputado, os técnicos poderiam atuar em pontos ou salas de leitura e em bibliotecas escolares – sempre sob supervisão de um bibliotecário.
 
Por fim, foi solicitado apoio do Ministério à Feira do Livro de Porto Alegre, que em 2017 chega a 63ª edição. Stédile e sua equipe foram orientados pelo ministro a conversarem diretamente com a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC.
 
A coordenadora do SNBP, Adelaide Ramos e Côrte, também participou da reunião. O SNBP é vinculado ao Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC.
 
Maiesse Gramacho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura