O Dia do Ministro

« Voltar

Sá Leitão recebe candidata do Egito à Unesco

 
 
3.8.2017 - 15:20  
Moushira Khattab e ministro Sérgio Sá Leitão (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (3) com a candidata do Egito ao cargo de diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Moushira Khattab. Ativista de direitos humanos, a cientista política defende, entre outros temas, o investimento em cultura como forma de combater o terrorismo, os radicalismos e o extremismo no mundo. Única candidata africana ao posto, ela ressaltou a necessidade de fortalecer esse organismo internacional.
 
Sá Leitão questionou a cientista política sobre a intenção de investir em indústrias culturais como suporte ao desenvolvimento dos países. O ministro sugeriu que Moushira Khattab incluísse em sua plataforma de campanha ações voltadas a cultura e economia. "O setor cultural é um front de desenvolvimento e tem grande impacto sobre a geração de empregos", ressaltou.
 
Moushira Khattab é a segunda candidata à diretora-geral da Unesco recebida pelo Ministério da Cultura brasileiro para apresentar propostas. Em julho, o então ministro interino, João Batista de Andrade, reuniu-se com a candidata francesa, a ex-ministra da Cultura Audrey Azoulay. A intenção é que o ministro Sá Leitão também receba outros candidatos ao cargo.
 
Eleição na Unesco
 
Nove candidatos concorrem à vaga de diretor-geral da Unesco, que será eleito por quatro anos, podendo ser prorrogado por igual período. A eleição ocorrerá em novembro, durante a 39ª Conferência Geral da instituição, que ocorre de 30 de outubro a 12 de novembro, em Paris. Em outubro, porém, o Conselho-Executivo da Organização, formado por 58 países, indica um candidato que será submetido à votação dos Estados-membros. A atual diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, ocupa o cargo desde 2009 e está em seu segundo mandato. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura