O Dia do Ministro

« Voltar

Sá Leitão recebe candidata libanesa à diretora-geral da Unesco

 
 
16.8.2017 - 17:02  
Sá Leitão e Vera Lacoeuilhe debateram aspectos importantes tanto para Unesco quanto para o governo brasileiro, como patrimônio cultural, educação e preservação de bens culturais (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu nesta quarta-feira (16) a candidata libanesa ao cargo de diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Vera Lacoeuilhe. Professora de Direito na Universidade Paris-Sorbonne, ela veio a Brasília pedir apoio do governo brasileiro à sua candidatura. 
 
A candidata enfatizou ao ministro que a direção geral da Unesco é muito mais do que um emprego. Para ela, trata-se, sobretudo, de uma missão. Em sua opinião, algumas questões técnicas não devem ser abordadas com um viés político. "Tudo é política, mas nem todos os assuntos precisam ser politizados", destacou. 
 
Sá Leitão e Vera Lacoeuilhe debateram aspectos importantes tanto para agência quanto para o governo brasileiro, como patrimônio cultural, educação e preservação de bens culturais.
 
Vera Lacoeuilhe é a terceira candidata ao cargo da Unesco que visita o Ministério da Cultura (MinC). Também foram recebidas as candidatas da França, Audrey Azoulay, e do Egito, Moushira Khattab.
 
A escolha do novo diretor-geral será definida durante a 201ª edição Conferência Geral da Unesco, em Paris, que será realizada de 30 de outubro a 12 de novembro. Em outubro, porém, o Conselho Executivo da Organização indicará um candidato a ser submetido à votação dos Estados-membros. O Conselho Executivo reúne 58 países, entre eles o Brasil. O novo diretor-geral substituirá a búlgara Irina Bokova, no cargo desde 2009.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura