O Dia do Ministro

« Voltar

Sá Leitão recebe convite para participar do Festival Nacional da Música

 
 
2.8.2017 - 10:02  
Ministro Sérgio Sá Leitão, deputado Carlos Marun e Fernando Vieira (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu, em audiência, o deputado Carlos Marun (PMDB/MS) e o jornalista Fernando Vieira, idealizador e organizador do Festival Nacional da Música. Convidado a participar do evento, em outubro deste ano, Sá Leitão aceitou o convite e se comprometeu a prestigiar o festival, que reúne artistas de todo o País em programação eclética, com diversos shows gratuitos espalhados por palcos em pontos estratégicos de Porto Alegre (RS), como o Largo Glênio Peres, a Redenção e o Anfiteatro Pôr do Sol.
 
Na conversa com o ministro, o deputado Marun reforçou a vitalidade cultural de Mato Grosso do Sul ao apresentar projetos realizados por meio de emendas parlamentares via Ministério da Cultura. Na última semana, o Festival de Inverno de Bonito contou com exibição de filmes, apresentações musicais e oficinas práticas na sua 18ª edição. Na cidade, conhecida pelas belezas naturais, ainda é realizada a Feira Literária de Bonito (Flib). Para edição deste ano, o deputado federal solicitou apoio ao MinC, que terá sua viabilidade avaliada pela Pasta. A edição de 2017 ocorre em setembro e homenageará as escritoras Clarice Lispector e o ícone da educação e da cultura de MS, Maria da Glória Sá Rosa.
 
A forte tradição gaúcha no estado também se manifesta no calendário cultural. Durante o Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) disputam provas nas modalidades artísticas (poesia, causo, declamação, música, danças, etc.) e esportivas (bocha, bolão, tava e truco). O evento também é realizado a partir da destinação de recursos via emenda parlamentar.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura