O Dia do Ministro

« Voltar

Turismo cultural e direitos autorais estão entre os temas das audiências desta quinta-feira

 

30.3.2017 - 19:30
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, iniciou a quinta-feira (30) em reunião com a deputada estadual Any Ortiz (PPS/RS) e prefeitos e vereadores de cidades gaúchas. Estiveram presentes os prefeitos de Muliterno, Adriano Luiz Pelissaro, de Ciríaco, Arlindo Antônio Lopes, e de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto; o vice-prefeito de Machadinho, Alcir Grison (PMDB); os vereadores Nelson Azevedo Júnior, de Cachoeira do Sul, Manoel Jardim da Silveira, de Guaíba, Professor Igor Bernardes, de Viamão, e Norberto Fell, de Estrela; o secretário de Governo de Guaíba, Rodrigo Pedroso; e o presidente do Partido Popular Socialista (PPS) de Machadinho, Everton Rodrigues da Silva. Também participaram da reunião o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Adão Cândido, e o chefe de gabinete do ministro, Bruno Soller. Na pauta, demandas culturais dos municípios.
 
Em seguida, Freire recebeu a deputada federal Luana Costa (PSB/MA), que veio ao Ministério da Cultura (MinC) solicitar apoio para atividades da orquestra do bairro Liberdade, em São Luís do Maranhão. Outra agenda foi com o presidente do Conselho Curador da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Eleazar de Carvalho Filho, e a diretora-executiva, Ana Flávia Cabral. Foram debatidas a importância da instituição para a cultura nacional e formas de apoio à Fundação. Freire também recebeu o diretor de Cultura de Ilha Solteira (SP), Luiz Otavio, o vereador Ricardo Casagrande, do mesmo município, e o prefeito de Presidente Venceslau (SP), Jorge Duran Gonçalez.
 
Outro compromisso foi com a secretária de Cultura de Promissão (SP), Mara Dias Rodrigues Uroz, que esteve no MinC para pedir apoio ao desenvolvimento do turismo cultural na região. A cidade, localizada a 451 km da capital paulista, é conhecida como o "berço da imigração japonesa".
 
Freire também se reuniu com o deputado Wilson Filho (PTB-PB), que estava acompanhado do assessor Zoir Júnior. Durante o encontro, o parlamentar demonstrou interesse em elaborar projetos em parceria com o MinC voltados à construção de bibliotecas e pediu apoio para a realização de eventos culturais na Paraíba. 
 
O ministro ainda recebeu representantes do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e de sete associações responsáveis pela cobrança, distribuição e representação de artistas, autores e detentores de direitos autorais no País. O tema discutido foi a legislação do MinC que determina como instituições de gestão coletiva de direitos autorais podem representar seus associados. O grupo pediu mudanças na instrução normativa.
 
Outra agenda foi com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre, Rosana Sousa do Nascimento, e Claudio Vitorino, do secretariado nacional do PPS. Rosana pediu apoio ao ministério na recuperação do Memorial Wilson Pinheiro, em Brasiléia (AC). Com as fortes chuvas de 2014, a edificação sofreu inundações e destruição e está fechada desde então. O deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA) também esteve no MinC para pedir apoio à Festa dos Vaqueiros de Curaçá (BA) e entregou ao ministro um projeto sobre o evento.
 
Em outra audiência, o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, e o ministro Roberto Freire discutiram a preservação de prédios históricos, sobretudo o Cais do Valongo e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, ambos no Rio de Janeiro (RJ).  
 
 
Ministro Roberto Freire se reuniu com a deputada estadual Any Ortiz e prefeitos e vereadores de cidades gaúchas (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e deputada federal Luana Costa, do Maranhão (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Reunião de Roberto Freire com representantes do Ecad e de associações de gestão coletiva de direitos autoriais (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Secretária de Cultura de Promissão (SP), Mara Dias Rodrigues Uroz esteve no MinC para pedir apoio ao desenvolvimento do turismo cultural na região (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire e deputado federal Wilson Filho (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Deputado federal Elmar Nascimento esteve no MinC para pedir apoio à Festa dos Vaqueiros de Curaçá, Bahia (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
Ministro recebeu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre, Rosana Sousa do Nascimento, e Claudio Vitorino, do secretariado do PPS. Ela pediu apoio na recuperação do Memorial Wilson Pinheiro, em Brasiléia, Acre (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, Fabio Sato (MinC), diretor de Cultura de Ilha Solteira (SP), Luiz Otavio, ministro Roberto Freire e vereador Ricardo Casagrande, do mesmo município (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, e ministro Roberto Freire discutem preservação do Cais do Valongo e do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, na capital fluminense (Foto:Janine Moraes/Ascom MinC)
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura