Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

« Voltar

Funarte distribuirá 3 mil kits para jornalistas estrangeiros durante Olimpíadas

4.8.2016 - 10:42  
Serão distribuídos durante os Jogos Olímpícos 3 mil kits a jornalistas estrangeiros (Foto: Funarte)
 
 
Difundir a memória das artes e a diversidade da cultura brasileira. Esse é o objetivo dos cerca de 3 mil kits culturais que serão distribuídos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), para jornalistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 
 
"É uma oportunidade única para divulgar a cultura brasileira", destaca a diretora do Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte, Maristela Rangel. "O material tem vídeos com histórias de personagens e com temas da identidade cultural brasileira", informa. 
 
Por meio do kit, o mundo poderá conhecer um pouco mais, por exemplo, sobre Pixinguinha (1897-1973), considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira.  Pixinguinha contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva no País.
 
A atriz Dulcina de Moraes (1908-1996) também figura como um dos destaques no kit.  Ela fundou, em 1935, a Cia Dulcina-Odilon, responsável pela encenação de importantes dramaturgos internacionais e nacionais.  Mais tarde, dedicou-se à Fundação Brasileira de Teatro, que funcionou no teatro que hoje leva seu nome, no centro do Rio de Janeiro. Em 1972, Dulcina levou a experiência para Brasília, onde formou centenas de atores. 
 
O kit cultural conta também com o CD "Mário 300–350", produção do Centro de Música da Funarte (Cemus) que traz a versão digital de um álbum duplo lançado em 1983, em homenagem ao escritor, poeta e pesquisador modernista Mário de Andrade. 
 
Completam o kit dois pen-drives (um deles em formato de cartão e o outro contendo um vídeo sobre a Escola Nacional de Circo), um bloco de anotações (com caneta e post-it) e uma garrafa squeeze de 500 ml. Os itens serão acondicionados em uma bolsa em material duratran estampada com desenhos assinados pelo cenógrafo, figurinista e diretor teatral Pernambuco de Oliveira.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura