Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

« Voltar

Roda de Samba e festas marcam o segundo dia da tocha no Rio

03.08.2016 - 19:13
 
Após passar por mais 300 cidades, a chama, um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, segue seu percurso na cidade do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (4). É o segundo dia que a tocha percorre bairros cariocas e a passagem será marcada por celebrações e roda de samba.
 
Durante todo o dia, cariocas e visitantes poderão acompanhar o percurso da chama pelos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Deodoro, Vila Valqueire e Madureira. De noite, será acesa a pira de celebração com uma grande festa na Praça Mauá.
 
Em Madureira, foi preparada uma roda de samba no Palácio Rio 450, que reunirá dois grandes sambistas da Velha Guarda da Portela, Monarco e Tia Surica, ambos da elite de compositores da tradicional escola de samba. Além de cantar, os sambistas irão acender a tocha ao longo da cerimônia.
 
Para Monarco, participar da passagem da tocha e da agenda de comemorações dos Jogos Olímpicos é uma honra. "Este é um fato histórico. Ter sido convidado para esta roda de samba com Tia Surica é como receber flores em vida. Meu coração está cheio de agradecimento também por representar a Portela. Se hoje tenho algum reconhecimento no samba devo a essa escola. Tenho muito orgulho de ter começado a compor aos 17 anos ao lado de compositores como Candeia, Francisco Santana. Não tenho dúvidas de que teremos uma linda festa", disse.
 
 
  (Foto:Divulgação)  
Emocionada com as atividades que estão sendo preparadas em Madureira, Tia Surica, se diz orgulhosa de poder carregar o símbolo das Olimpíadas. "Só tenho a agradecer por poder cantar nesta festa e acender a tocha. É uma satisfação imensa, para mim, representar a Portela, o Rio de Janeiro e este país que tanto amo. Viver essa emoção aos 75 anos é indescritível. Espero que consigamos dar muita sorte aos competidores", comemora.
 
Este é o dia em que o trajeto da tocha será mais longo, por isso o revezamento terá maior impacto no município. Para garantir o bom aproveitamento do evento, a Prefeitura decretou feriado na cidade, mas o comércio deverá permanece aberto.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura