Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

« Voltar

Vaqueiros preparam apresentação para a chegada da tocha

9.6.2016 - 17:00   

Ponto de Cultura Tambores de Tocantins se apresentará na passagem por Teresina (Foto: Divulgação) 
 

Com recursos que o pai vaqueiro conseguiu, José Pereira de Sousa, hoje vereador da cidade de Campo Maior (PI), conseguiu se formar na universidade. A lida no rebanho também garantiu a formação superior dos oito irmãos de José. Na cidade, considerada um "celeiro de vaqueiros", a profissão é destaque na economia e um marco representativo na cultura.

Nesta sexta-feira (10), a tocha olímpica passa pelo município piauiense e os brasileiros que acompanharem o revezamento terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa cultura. Para dar visibilidade à tradição, José Pereira organizou a apresentação de mais de 20 vaqueiros, vestidos a caráter, durante a passagem da tocha. "Eu tenho muito orgulho e também estarei vestido a caráter amanhã", garante José Pereira.
 
Antes de chegar a Campo Maior, a chama olímpica passou por Piripiri (PI). A cidade surgiu por volta de 1884, quando o Padre Domingos de Freitas e Silva, ao buscar refúgio após ter lutado pela independência do Piauí, construiu uma casa em um local denominado Anajás. Ao lado, ergueu uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, que é a atual padroeira da cidade. Ali, o padre passou a viver com sua família, sustentados pela agricultura e pela criação de gado.
 
De Campo Maior, a chama segue para Altos (PI), berço de um dos mais famosos repentistas da região, o Zé da Prata. A cidade também é conhecida pela ampla tradição de violeiros e cordelistas e por abrigar festividades como os Festejos de São José dos Altos, as Festas Juninas, a Festa do Divino, os reisados, o bumba-meu-boi e as danças de São Gonçalo.
Além disso, o município abrange três sítios paleontológicos, com a presença de lenhos fósseis que datam de 230 a 250 milhões de anos (era Paleozoica), nas localidades rurais Gameleira, Serra do Gustavo (também conhecida como Boqueirão do Brejo) e Barrinha.

Festa

A última parada do dia é na capital piauiense, Teresina. A cidade firmou convênio com o Ministério da Cultura e promoverá, em sete espaços do município, programação cultural que inclui Bumba Meu Boi, Reisados, Coral, Orquestras, Bandas, Grupos de Dança, Coletivos, Grafiti, Quadrilhas Juninas, Grupos de Circo, apresenteções de Pontos de Cultura e Capoeira.
 
 
 
 
Cecília Coelho 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura