Ordem do Mérito Cultural 2004

A riqueza, as raízes e a diversidade da cultura brasileira, com seus sons, suas cores, suas vozes, seus sabores e saberes, coloriram o Palácio do Planalto na cerimônia de condecoração da Ordem do Mérito Cultural de 2004, realizada na tarde desta terça-feira, 9 de novembro. A entrega das insígnias foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Ao todo, 30 personalidades e dez instituições foram homenageadas por suas contribuições ao desenvolvimento da Cultura no país. São intelectuais, produtores e artistas dos mais diversos segmentos culturais e de reconhecidos trabalhos de inclusão social, arte-educação e atendimento a crianças e adolescentes.

Queremos que os produtos culturais brasileiros, a exemplo do que já ocorre com a indústria e a agricultura, tenham cada vez mais acesso aos mercados de todo o mundo. Afinal, este é um dos segmentos que mais cresce na vida econômica internacional, com um enorme potencial de geração de emprego e renda, afirmou o presidente Lula.

O presidente aproveitou a ocasião para falar sobre o projeto de criação da Agência do Cinema e do Audiovisual (Ancinav): não é fácil, no nosso país, qualquer mudança em profundidade que queira se fazer sobre qualquer ramo das atividades econômicas (…); nós não estamos fazendo um projeto para nós, o projeto não é para o Gil, não é para o Lula, não é para este governo; é um projeto cultural para uma nação que já tem 500 anos e, quem sabe, um projeto que possa durar mais 500 anos.

Discurso do Presidente da República Ordem do Mérito 2004

Em seu pronunciamento, o ministro Gil apontou a importância da diversidade e da força cultural do Brasil: A cultura mestiça do Brasil que os homenageados de hoje fazem e simbolizam, é a grande conquista deste povo. E sua principal contribuição a um planeta ainda marcado pela guerra, pela intolerância, pela busca da hegemonia, pela segregação. Não é por acaso tanta simpatia pelo Brasil mundo afora. E tanto apreço pela nossa música, pelo nosso futebol, pelo nosso cinema, pela nossa literatura, pelas intervenções coletivas dos brasileiros. Há no Brasil um sentido evidente de superação, de celebração da vida, de intensidade emocional, de liberdade, que comove quem nos vê, nos ouve, nos toca, nos prova e nos cheira.

Discurso Ministro Gil Ordem do Mérito 2004

Homenageados da Ordem do Mérito Cultural 2004

Personalidades

Alberto da Costa e Silva – historiador e diplomata
Angeli – cartunista
Arnaldo Carrilho – diplomata e intelectual
Caetano Veloso – cantor e compositor
Danilo Miranda – gestor cultural
Frans Krajcberg – escultor
Franco Fontana – produtor musical italiano
Geraldo Sarno – cineasta
Inezita Barroso – cantora e compositora
João Donato – cantor e compositor
José Júlio Pereira Cordeiro Blanco – administrador da Fundação Calouste Gulbenkian
Lia de Itamaracá – cirandeira
Liz Calder – editora
Marcia Haydée – bailarina e coreógrafa
Mauricio de Sousa – desenhista
Odete Lara – atriz
Olga Praguer Coelho – violonista
Ozualdo Candeias – cineasta
Paulo José – ator e diretor
Paulo Mendes da Rocha – arquiteto
Pelé – esportista
Regina, Francisca da Conceição e Maria das Neves Barbosa – irmãs e cantoras de côco As Ceguinhas de Campina Grande
Violeta Arraes – educadora e gestora
Vó Maria – sambista
Walter Firmo – fotógrafo

Também foram homenageados, in memoriam, o escritor Fernando Sabino, o indigenista Orlando Villas-Bôas, a escritora Rachel de Queiroz, o compositor Renato Russo e o poeta Waly Salomão.

Instituições

Candombe do Açude – remanescentes de quilombo da Serra do Cipó (MG)
Companhia Barrica – grupo de bumba-meu-boi do Maranhão
Cordão da Bola Preta – sociedade carnavalesca do Rio de Janeiro
Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri – trabalho de educação e rádio comunitária de Nova Olinda, em Juazeiro do Norte (CE)
Movimento Arte contra a Barbárie – grupo de teatro de São Paulo
Povo Panará – tribo indígena do Mato Grosso e Pará
Pracatum – escola profissionalizante de músicos de Salvador
Projeto Dança Comunidade – grupo de dança e teatro do Rio de Janeiro
Pulsar Cia. de Dança – grupo de dança do Rio de Janeiro
Teatro Oficina Uzyna Uzona – grupo de teatro de São Paulo