Seu Estado na III CNC

« Voltar

Estado estimula interiorização das discussões; Entre as propostas levantadas para a III CNC está o fortalecimento do SNIIC

O Rio Grande do Sul realizou a 4ª Conferência Estadual de Cultura, em Lajeado, e conheceu os 31 delegados eleitos que irão discutir e fortalecer as propostas que serão levadas à Brasília, para a III Conferência Nacional de Cultura (CNC), a realizar-se nos dias 27 de novembro a 1º de dezembro. No encontro estadual, em outubro deste ano, a preocupação central ficou por conta do envolvimento dos agentes culturais fora dos grandes centros urbanos. Um exemplo disso foi a decisão do Governo Estadual de promover uma interiorização da própria Conferência, que foi sediada em uma cidade da Região dos Vales.

A Conferência Estadual foi organizada pela Secretaria de Cultura do Estado e pelo Conselho Estadual de Cultura, com apoio da Prefeitura de Lajeado. Dentre as propostas que serão debatidas na Etapa Nacional em Brasília, está a proposição de "Fortalecer o SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais) e estimular sua adequada utilização, para a integração dos diversos setores e coletivos culturais; buscando a integração com a sistematização de calendários culturais, bem como mecanismos de preservação da memória cultural". Essas sugestões estão inseridas na Implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), discutidas no eixo 1 da III CNC.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e coordenador geral da Conferência Nacional, Américo Córdula, ressaltou o papel democrático de uma conferência.

"Nos últimos 10 anos começamos a entender e atender o desejo da comunidade cultural brasileira. O Sistema Nacional de Cultura será o grande guarda-chuva onde vamos garantir os pontos federativos para uma melhoria dos orçamentos estaduais e municipais para a cultura".

Os delegados gaúchos vão para Brasília com o intuito de potencializar a política cultural do Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, colaborar e enriquecer o debate sobre o Sistema Nacional de Cultura. A Plenária Nacional contará com a presença de quase 2 mil participantes de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal. Todas as proposições serão debatidas com referência ao tema central da III CNC, "Uma política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

(Texto: Jéssica Prado)
(Foto: Sedac/Divulgação)


3ª Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro de 2013 – Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF

Assessoria de Imprensa
Fone:
(61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br