Seu Estado na III CNC

« Voltar

Estado terá a presença de 33 delegados na III Conferência Nacional de Cultura, que começa nesta quarta-feira (27)

O Estado de Santa Catarina será representado por 33 delegados, na III Conferência Nacional de Cultura (CNC), que começa nesta quarta-feira (27), em Brasília, que defenderão 17 propostas definidas na etapa estadual de debates. Entre as proposições, os catarinenses querem ampliar a capacitação de gestores para a implantação dos sistemas e planos municipais de cultura.

Com o objetivo de alinhar as propostas ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e ajudar a cumprir as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), a delegação catarinense discutiu e definiu as 17 proposições norteadoras para serem debatidas na Plenária Nacional, entre elas a de "Promover oficinas e cursos para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura e construção dos Planos Municipais de Cultura de acordo com as diretrizes do SNC".

A Conferência Estadual, realizada em setembro deste ano, em Florianópolis, teve a presença de 514 participantes, vindos das 93 conferências municipais. As discussões propostas, com a participação da sociedade civil e governo, foram baseadas no tema da III CNC, "Uma política de Estado para a Cultura: Desafio do Sistema Nacional de Cultura", que serão as proposições para as políticas culturais da União, Estado e Municípios.

A sociedade civil participou do primeiro dia do evento com a intenção de opinar sobre as proposições, mas somente os delegados tiveram direito a voto. Os tópicos discutidos foram os relacionados aos quatro eixos da III CNC, que são: implementação do SNC; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento.

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, cerca de 600 propostas oriundas dos 26 Estados e Distrito Federal serão discutidas por quase 2 mil participantes durante a III CNC..

(Texto: Jéssica Prado)
(Foto: Saul Oliveira/SOL/Ascom)
 

III Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro - Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF

Assessoria de Imprensa
Fone:
(61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br