Seu Estado na III CNC

« Voltar

Regiões estratégicas foram contempladas, nas proposições do Estado para a Plenária Nacional

O Pará será representado por 30 delegados na III Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília. Eleitos durante a Conferência Estadual do Pará, realizada em setembro deste ano, que contou com 434 participantes, o grupo terá o desafio de defender as propostas que servirão de base para construir o Plano Estadual de Cultura, no qual serão enviadas ao Ministério da Cultura para subsidiar o Plano Nacional de Cultura.

Na etapa paraense, foram contempladas todas as regiões estratégicas, inclusive as minorias, com o objetivo de reunir ao máximo a diversidade cultural e interesses regionais, como a Matriz Africana Cultura Popular, Quilombola, indígena, entre outros. Os participantes apresentaram e aprovaram 16 propostas que serão expostas na CNC.

As propostas para a III CNC têm como base quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC); produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura como desenvolvimento sustentável. Dentre as proposições definidas na Conferência Estadual, uma está relacionada ao quarto eixo temático, como sugestão de fomento à promoção de capacitação profissional para os receptores do turismo através de parcerias com os setores públicos e privados.

O evento contará com a presença de quase 2 mil participantes, na Plenária Nacional, e será organizado em grupos de trabalho para discutir cerda de 600 propostas advindas das 27 Conferências Estaduais, demandadas por mais de 3,5 mil proposições municipais. As reivindicações serão discutidas com referência ao tema central da III CNC, "Uma política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura (SNC).


(Texto: Jéssica Prado)
(Foto: Diogo Vianna/ Divulgação)

III Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro - Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF

Assessoria de Imprensa
Fone:
(61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br