Por dentro do Ministério

« Voltar

Biblioteca Nacional oferece exposição virtual de Caio Prado Jr

Acesso rápido

Capa do livro "Introdução a lógica dialética", um dos itens disponíveis na exposição virtual da BN sobre Caio Prado.
24.2.2015 - 11:01
 
 
A iniciativa, da coordenadoria de pesquisa da Biblioteca Nacional, apresenta a versão online da exposição "O Centenário de Caio Prado Junior" no Acervo da Biblioteca Nacional (BN), que foi exibida entre 19 de abril e 15 de maio de 2007.
 
A coordenadora da BN Digital, Ângela Bittencourt, explica que o objetivo é tornar o conteúdo e acervo disponíveis a todos. "Temos a missão de divulgar o acervo precioso da BN. A digitalização nos permite disseminar virtualmente, sem barreiras geográficas", afirma. "O que houve de exposição local, transformamos em digital para que possa ser acessado para todo mundo. É uma forma de democratizar todo esse trabalho."
 
Autor do clássico "Formação do Brasil Contemporâneo" (1942), Caio Prado lançou mão das teorias marxistas no estudo da história do Brasil e contribuiu para melhor conhecer e pensar o país. Ele fez parte da geração dos grandes intérpretes da formação brasileira, ao lado de Gilberto Freyre (1900-1987) e Sergio Buarque de Holanda (1902-1982).
 
A exposição não mostra toda a sua extensa bibliografia, mas propõe despertar o interesse dos visitantes por ela. Além de intelectual renomado, Caio Prado também foi um dos mais importantes editores de livros do Brasil, ao fundar a prestigiosa Editora Brasiliense na década de 1940.
 
A Bibliotena Nacional mantém site dedicado a exposições virtuais em que o leitor tem acesso também à "Rio cidade-paisagem", que mostra o Rio de Janeiro antigo, com mapas, fotos e periódicos e à "Mestres da Gravura", com seleção de gravuras do acervo da BN, grande parte delas, da Real Biblioteca portuguesa.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura