05 de maio de 2006
Parque Nacional da Serra da Capivara
Patrimônio cultural localizado no município de São Raimundo Nonato, região sul do Piauí

O Museu do Homem Americano, no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, região sul do Piauí, renova sua exposição sobre as descobertas em pesquisas interdisciplicinares.
A cerimônia inaugural acontece nesta terça-feira, dia 9 de maio, às 20h.
Essa iniciativa tem o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da sua 19ª Superintendência Regional.
Estarão presentes o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e Isabella Madeira, chefe de gabinete do Secretário-Executivo do MinC, dentre outras autoridades.
A atualização da exposição foi executada por meio de um convênio entre o Iphan e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). Para tanto, foram liberados R$ 90 mil provenientes de recursos financeiros destinados à modernização dos museus brasileiros.
O material coloca em dia os avanços das pesquisas arqueológicas sobre o povoamento do continente americano, realizadas pela FUMDHAM. Segundo os arqueólogos da Fundação, a grande modificação é que a exposição estará mais direcionada ao homem e suas relações cotidianas e míticas.
Um exemplo disso é a Sala do Mezanino onde eram apresentados os vestígios da cultura material e as modalidades de sepultamentos que se sucederam no decorrer dos milênios; e a última sala, que antes tinha uma exposição da Megafauna. Agora, as duas estarão mostrando a evolução cultural da região e evidenciando os diferentes tipos de achados, da pré-história aos dias atuais; os diferentes tipos de líticos (ferramentas de pedra com marcas humanas), esqueletos de 10 mil anos a 300 anos, espada, potes de cerâmica, tembetas, instrumento musical entre outros. Para contextualizar ainda mais os visitantes, na Sala do Mezanino vídeos serão projetados durante o tempo da visita neste setor.
Leia mais sobre a FUMDHAM.
(Fonte: 19ª Superintendência do Iphan)
- Publicado por admin
- Categoria(s): Notícias do MinC, O dia-a-dia da Cultura
- Tags: iphan, museu, Patrimônio Histórico
Últimos comentários
1 comentário para "Parque Nacional da Serra da Capivara"
Gostaria de fazer uma pesquisa sobre o morro do mocó em São Raimundo Nonato, mais não encontrei esta pesquisa. Se tiver algo sobre este assunto mande pra mim. Obrigado…
RESPOSTA, por Guilherme Barcellos: É Pedra do Mocó. Veja aqui.