I Fórum Nacional de TVs Públicas: Relatórios dos grupos
temáticos de trabalho I Fórum Nacional de TVs Públicas – Reconhecimento e valorização de um inestimável patrimônio da sociedade brasileira
Caderno de Debates vol. 2
Relatórios dos Grupos Temáticos de Trabalho
versão integral em formato pdf
O rico processo de realização do I Fórum Nacional de TVs Públicas, iniciado em setembro de 2006, chega ao seu momento de síntese com a realização das plenárias finais.
Com o apoio do Gabinete da Presidência da República e da Casa Civil, o engajamento da Radiobrás e da TVE / Rede Brasil, e sob a coordenação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a proposta de articulação institucional intrínseca ao processo recebeu adesão imediata das entidades representativas do Campo Público de Televisão, como a ABEPEC – Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, a ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária, a ASTRAL – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, e a ABCCOM – Associação Brasileira de Canais Comunitários.
Foram meses de intenso trabalho.
Na primeira etapa, foram mobilizados os mais de 250 geradores e programadores de TV públicos organizados nestas entidades que, em conjunto ao Ministério da Cultura, elaboraram o mais completo diagnóstico sobre a situação das TVs públicas brasileiras, organizando a publicação do inédito documento Caderno de Debates vol.1 – Diagnóstico do Campo Público de Televisão, que reúne as informações essenciais para a compreensão do quadro geral da matéria.
Na segunda etapa, visando ampliar o arco institucional envolvido no debate, foram criados 08 Grupos Temáticos de Trabalho para aprofundarmos a discussão em torno do diagnóstico produzido. Nesses GTs, contamos com a representação de
técnicos de 08 ministérios, das agências reguladoras do cinema e das telecomunicações, universidades, organizações da sociedade civil, além das entidades representativas do Campo Público de Televisão.
O resultado desta etapa é expresso nos relatórios finais dos GTs, onde se localizam as idéias-força presentes no governo e na sociedade sobre os temas: Missão e Finalidade das TVs Públicas, Configuração Jurídica e Institucional, Legislação e Marcos Regulatórios, Programação e Modelos de Negócio, Migração Digital, Tecnologia e Infra-estrutura, Sistema de Financiamento e Relações Internacionais.
Este conteúdo que amplia o acúmulo gerado na primeira etapa de diagnóstico, seja do ponto de vista do desenvolvimento de teses, seja na referência institucional do debate, é agora disponibilizado na publicação do Caderno de Debates vol. 2 – Relatórios dos Grupos Temáticos de Trabalho (versão integral em formato pdf), e reúne as condições ideais para a qualificação da última etapa do processo, auxiliando a preparação dos delegados para a participação nas plenárias finais do I Fórum Nacional de TVs Públicas.
É nessa perspectiva de processo, na qual governo federal, parlamento e sociedade civil ampliam os horizontes e a profundidade do debate, que acreditamos alcançar as formulações de base para um plano de desenvolvimento da tv pública no Brasil, que reconheça e valorize este importante patrimônio da sociedade, preparando-o para os desafios da comunicação social desenhados pela implantação da tv digital no País.
Orlando Senna – Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura
Mario Borgneth – Assessor Especial do Ministro da Cultura
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.