Brasil Acesso à Informação
quarta-feira, 23 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Diversidade e acesso são os focos dos debates sobre o futuro da rede

Folha de S. Paulo - SP, Gustavo Villas Boas, 21/11/2007

Folha de S. Paulo – SP, Gustavo Villas Boas, 21/11/2007
A internet, que tem grande impacto na sociedade da informação, deve ser acessível para todo mundo. Para garantir o acesso universal -e incluir os 5 bilhões de humanos que ainda estão fora da rede- as idéias não são modestas.

Do acesso em banda larga universal à necessidade de se contemplar a produção on-line de culturas não letradas, os participantes do segundo Fórum de Governança da Internet, que aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro, tentaram deixar claro o que significam palavras como diversidade, abertura e acesso.

David Aprasamy, representante do maior provedor da Índia, contou sobre sua experiência em um painel sobre a diversidade, presidido pelo ministro da Cultura Gilberto Gil. Ele resumiu o tom do evento: "[O próximo bilhão de pessoas on-line] deve ter conteúdo econômico, cultural e socialmente relevante em sua própria língua."

E, como grande parte dos palestrantes, Aprasamy deixou o discurso burocrático de lado para contar histórias sobre a inclusão digital. "Em uma vila da Índia, foi colocada internet e dito aos moradores para usá-la. Eles acordavam às 4h30 e acessavam, em uma estação meteorológica, imagens de satélite em busca do melhor lugar para pescar. Já saiam para o lugar certo", contou.

Monthian Buntan, da Associação Tailandesa de Cegos, enfatizou o tamanho do problema."As pessoas falam de diversidade de formas diferentes. Mas para mim e para outras 650 milhões de pessoas com deficiência, o termo é medido pelo grau de acessibilidade."

Buntam pediu mais esforços para que a rede acomode formas de comunicação como a linguagem de sinais. Para ele, por meio de conteúdo multimídia, isso é possível.

Para Gilberto Gil, a discussão deixou claro que a adaptação da internet para portadores de deficiência passa tanto pelo design de páginas acessíveis como de equipamentos físicos.

Gil também destacou o suporte a várias mídias na rede. Para o ministro, graças à importância do áudio on-line, "pela primeira vez nos tempos modernos nós temos ferramentas técnicas para a preservação das culturas orais no mundo". Por isso, segundo Gil, a rede é um ambiente propício para a preservação de alguns idiomas ameaçados de extinção. "Eles não são escritas. São apenas orais."

Sabedoria

A "sabedoria das multidões". O termo foi um dos mais repetidos durante discussão sobre a qualidade e credibilidade do conteúdo da internet, no IGF.

WEB 2.0b

A expressão é uma forma mais clara de se referir ao motor da web 2.0, a rede produzida pelos usuários, cujo grande exemplo é a Wikipédia.

IGF Paralelo

No Circo Voador, casa de shows aos pés dos Arcos da Lapa, ocorriam eventos paralelos ao fórum. A informalidade do local contrastava com a sisudez do evento oficial, onde os participantes passavam por dois detectores de metais e tinham bolsas e malas revistadas atentamente por seguranças.

Direitos:

Brasil e i´tlia pedem esforços por declaração

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e Luigi Vimercati, subsecretário das Comunicações da Itália, assinaram termo que pede esforços para definir uma Declaração dos Direitos da Internet. O conteúdo dessa declaração abrangeria, também, princípios de mercado, como competição justa e direitos do consumidor. Durante a assinatura da carta, Gil citou a presença dos brasileiros no Orkut, "em segundo lugar, atrás apenas dos norte-americanos". Na verdade, os brasileiros têm, segundo dados do site, 53% de participação contra 18% de pessoas dos EUA, o segundo lugar.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.