O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou no sábado, dia 19 de janeiro, às 18h, da 24ª edição do São Paulo Fashion Week. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, começou no dia 16 e segue até o dia 21 deste mês, na Fundação Bienal do Parque do Ibirapuera (SP).
Em sua visita, o ministro conheceu uma exposição da fotógrafa Daniela Thomas sobre o tema Diversidade e uma mostra de objetos e fotos em homenagem à estilista inglesa Vivienne Westwood, uma das maiores criadoras da moda punk e new wave modernas.
Em seguida, o ministro concedeu uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do evento onde abordou a importância da moda para a Economia da Cultura, dentre outros assuntos.
Com o tema Uma Babel para o Século 21, esta edição do SPFW aborda a diversidade e o lugar do indivíduo em meio à confusão do cotidiano nas metrópoles.
Economia da Cultura
Em 2006, o Ministério da Cultura criou o Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec) que visa estimular a dimensão econômica dos diversos segmentos da cultura, por meio das áreas de informação, capacitação e promoção de negócios. A moda, enquanto criação e design, é entendida como parte da Economia da Cultura, portanto, consiste num setor estratégico para o país.
Desde o final do ano passado importantes grifes do país vêm sendo adquiridas por investidores com o objetivo de formar grupos de gestão de marcas, assim como já ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Os grupos de gestão aumentam em larga escala o grau de profissionalismo e a intensidade dos negócios na área.
Saiba mais sobre o evento no site www.spfw.com.br.
(Comunicação Social do MinC)
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.